25 agosto 2015

Dez anos de vida!!!





Faz hoje dez anos que iniciamos esta bonita caminhada sobre o Pombalinho"! O Blogger, empresa, tinha sido criado e comprado pela Google há apenas dois anos! Entrar no mundo dos blogs, nesses tempos, requeria alguma dose de pertinência, paciência e tempo de dedicação ! Basta dizer que para se publicar uma foto de tamanho superior ao que o Blogger permitia, que era diminuta, tornava-se necessário o seu alojamento num endereço apropriado e só  depois, a partir do html, é que era possivel a publicação dimensional desejada. Mas mesmo assim, apesar de algumas dificuldades iniciais de funcionamento do Blogger, entramos com uma vontade inabalável de colocar o Pombalinho na "boca do mundo" a partir  deste  novo meio de comunicação. Queríamos que todos os pombalinhenses, e eram e são muitos, que por razões diversas tiveram que sair do Pombalinho, não perdessem a ligação umbilical com as suas raízes e as suas gentes! E foi assim que fazendo das memórias e do acto de as recordar, a matriz fundamental que deveria orientar editorialmente o blog, que nos propusemos a este objectivo maior pelo Pombalinho.

Iniciamos com reduzidas expectativas quanto ao que o "Pombalinho" pudesse vir a dar! Sabíamos convictamente das nossas limitações no acesso a registos, quer fotográficos ou de textos, que pudessem contribuir para os objectivos do blog ! Mas a vontade era enorme ! E logo após as primeiras publicações começaram a surgir vontades e colaborações de dois conterrâneos que jamais podemos esquecer e que nunca será demais referi-las! Foram eles Guilherme Afonso e Joaquim Mateiro ! O entusiasmo que ambos puseram na partilha de memórias, impulsionaram-nos imenso nesta grande aventura sobre a história da nossa terra. Como criador deste blog e pombalinhense, a eles devo uma enorme gratidão pelo envio de textos e fotos extraordinários sobre os hábitos e costumes das nossas gentes que em muito enriqueceram o testemunho patrimonial  e cultural do Pombalinho. 

Depois, claro, foi-se  fazendo o caminho, caminhando! Começaram a surgir outras não menos importantes colaborações. De entre muitos que se prontificaram,  no envio principalmente de fotos, destacaria os nossos amigos Teresa Cruz  Pedro Menezes ,  Fernando Furtado Barreiros, José Barrão, Maria Luísa Narciso,  Tânia Martinho ,   Victor Reis  ,  Fernando Leal  e   Bruno Cruz  .  

O Bruno tem sido um caso particular de enorme colaboração na construção do blog e noutros assuntos relacionados com a história do Pombalinho.! A ele muito se deve do que aqui tem sido publicado ! Num dado momento, estávamos nós os dois a  observar  o palacete Barão de Almeirim, quando nos ocorreu a ideia de sabermos que história não estaria por trás daquele edifício icónico do Pombalinho! Se assim o pensamos, melhor o fizemos! Depois de aturadas e prolongadas pesquisas sobre os Barões de Almeirim e seus  familiares, que viveram no Pombalinho, chegamos a  Sofia Pinto Coelho que amávelmente nos concedeu fotografias excelentes sobre os seus ascendentes. Nasceria assim   o Blog Temático  "Barões de Almeirim" .  Sobre  António Vasques da Cunha Portocarrero, personalidade ligada aos Barões de Almeirim a partir do seu casamento com  Rita Mariana Giralda Freire, a  paixão de sabermos  quem foi este  homem do norte que combateu as tropas de Junout como capitão de Cavalana,  era enorme.! Pesquisamos na Torre do Tombo, Arquivo Militar Histórico, fomos ao Cemitério dos Prazeres, visitamos a rua das Janelas Verdes e  só nos faltou, para grande amargura nossa, uma sua fotografia! Criamos a partir daí o blog Temático  "Barão de Pombalinho" .

Mas ainda nos faltava um espaço dedicado ao pombalinhense que maior notoriedade atingiu a nível nacional. Estou-me a referir, claro está,  ao Coronel  Manuel da Costa Braz . Como tinha em meu poder  alguns recortes de jornais que fui guardando ao logo dos tempos sobre a sua envolvência no 25 de Abril de 1974, considerei que era um bom ponto de partida para a criação de um espaço on-line ao Coronel Costa Braz dedicado. Mas claramente insuficiente no seu todo, tal a sua riquíssima participação no ante e pós 25 de Abril. Depois de algumas  pesquisas feitas e de um contacto prévio que estabeleci com o nosso ilustre conterrâneo a fim de lhe dar conhecimento desta  minha vontade e também depois de receber do próprio a sua biografia, nasceria o blog  Manuel da Costa Braz . Foi para mim um momento extremamente gratificante porque tinha finalmente concretizado um projecto que de há muito desejava realizar!

A História do Pombalinho que fomos publicando ao  longo dstes 10 anos  é de tal maneira  rica  e diversificada que o seu enquadramento, em determinadas àreas,  exigiu  espaços próprios de publicação a que chamamos Blogs Temáticos. Estão ligados umbilicalmente ao Blog Pombalinho e funcionam como anexos à grande história  que é o Pombalinho.  Estes três a que nos referimos, Barões de Almeirim, Barão de Pombalinho e Manuel da Costa Braz , são disso excelentes exemplos. Mas outros mais contribuem superiormente, de igual   modo, para a história da nossa terra! São eles, O  Pombalinho Romano  , As  Bateiras , As  Cheias no Pombalinho , A  Escola do Pombalinho ,   O Perfume da Alma  Guilherme Afonso   Vera Cruz ,   Teatro no Pombalinho   Ponte Fernão Leite  e em construção   Pombalinho Documental . Por fim,  um blog que incorpora um índice dos assuntos mais importantes publicados no âmbito de todos eles,  é ele,  o   Pombalinho Temático .

Este foi resumidamente  o caminho que nos motivou nestes dez anos de existência! Com o Pombalinho sempre no horizonte, militamos na divulgação das suas origens, defendemos os seus valores culturais e humanos, e almejamos fazer da nossa terra, neste novo mundo global da informação e do conhecimento, uma menção superior das suas gentes que tiveram do Tejo e dos campos agrícolas adjacentes, fontes do seu sustento e referências dos seus modos de vida!

A História e as histórias do Pombalinho, que demos aqui a conhecer, se ficaram mais perto do coração dos pombalinhenses, de muito orgulho invadidos ficaremos por sentirmos que assim possa ser! Porque essa foi a bandeira que hasteamos, orgulhosamente como desígnio, no dia 25 de Agosto de 2005 !




Manuel Gomes  / 25-Ago-2015



2 comentários:

Mestre António disse...

Parabéns, Manuel, pelo teu trabalho em prol do Pombalinho. António Braz

Manuel Gomes disse...

Obrigado, Caro António Braz. Pela visita a este nosso espaço de memórias pombalinhenses mas também pelas amáveis palavras que aqui quiseste deixar registadas! Um Abraço.