18 junho 2013

Largo da Igreja em 1935!




Largo da Igreja do Pombalinho em meados da década trinta do século passado!  



Excelente fotografia, justificada porventura pela presença de mais uma das habituais cheias do Rio Tejo! 
Para  além do nível  da água na Rua Manuel Monteiro Barbosa,  há a registar, curiosamente, nesta fotografia, mais três interessantes pormenores: o facto de na altura em que  foi tirada não existir ainda relógio na Igreja, o adro da igreja ainda não ter gradeamento  e  a  existência de uma  árvore  na esquina da Rua Domingos Mota, que presumivelmente  parece ser  a mesma aqui registada nesta foto de   1900  .




Fonte da foto - Assírio Núncio

Colaboração  - Bruno Cruz




3 comentários:

Guilherme Afonso disse...

Caro Amigo Manuel Gomes
O relógio da igreja foi mandado colocar com o provento das Festas de 1948, de que, por sinal, o mordomo (o responsável pela sua organização)foi o meu pai.
No meu tempo chamávamos recinto ao espaço, já então murado e gradeado e e em que muitas vezes joguei à bola, a maior parte das vezes feita de trapos, em volta da igreja, e adro ao espaço em frente da mesma, sem muro e sem gradeamento.
Um abraço.
Guilherme Afonso

MGomes disse...

Muito Obrigado, Caro Amigo Guilherme! As suas informações, sobre o nosso Pombalinho, são sempre especialmente bem recebidas! Como neste comentário que aqui teve e gentileza de deixar a propósito desta publicação sobre a foto da Igreja em 1935!!

Um grande abraço com amizade!

Manuel Gomes

Bruno Cruz disse...

Já repararam que a casa que se encontra ao lado da igreja (lado esquerdo da foto) também era bastante diferente do que é hoje ?