04 novembro 2008

Pombalinho histórico!


A pesquisa de factos históricos, quaisquer que eles sejam, acaba sempre por transmitir uma fascinação muito especial a quem por dedicação se empenha na busca de explicações que estejam relacionadas com a actual vida colectiva de uma comunidade.

No caso particular do Pombalinho tem sido para o autor destas linhas e estou certo também para os demais colaboradores deste espaço, extraordinariamente aliciante a descoberta de desenvolvidas publicações sobre acontecimentos que foram marcantes na vida da nossa terra, ao longo do caminho construtivo desta página.


Mas como a insatisfação, aliada a uma vontade de querer ir sempre mais além, continua presente no desígnio desta nossa caminhada, descobrimos recentemente caracterizações geográficas do Pombalinho em três publicações diferentes que foram editadas nos séculos XVIII e XVIX. São testemunhos escritos sobre as integrações territoriais a que a nossa terra esteve sujeita e dos quais ouvíamos falar mas que careciam da natural comprovação documental, sendo por esse facto, o seu valor histórico merecedor de uma curiosa leitura.


Pombalinho 1

Diccionario Geografico, ou Noticia Historica de todas as Cidades Villas e Lugares. Foi editado em Lisboa na Regia Officina Sylviana da Academia Real no ano de 1747 , sendo seu autor o padre Luiz Cardoso da Congregação do Oratorio de Lisboa.








.
... Como se pode constatar neste dicionário, o actual Pombalinho, ao ano de 1747, chama-se Pombal e estava integrado conjuntamente com a Azinhaga na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição. Pertenciam à província da Estremadura, Patriarcado de Lisboa e à Villa de Santarém.


Para leitura integral das páginas 736 e 737 , faça download aqui + aqui .






Pombalinho 3

Uma outra publicação intitulada "Diccionario Chorographico do Reino de Portugal", editada em Coimbra no ano de 1878 e o seu autor é Agostinho Rodrigues de Andrade.





Pombalinho 2



.. Neste livro, o Pombalinho já é considerado freguesia do distrito e concelho de Santarém e pertence à comarca e julgado da Golegã. Está integrado no patriarcado de Lisboa, tem direcção de correio e 724 habitantes.

Para leitura integral desta página 145, faça download aqui .




Pombalinho 5
Este último livro intitulado "Diccionario da Chorographia de Portugal", foi editado no Porto no ano de 1884 e o seu autor foi J. Leite de Vasconcelos.






Pombalinho 4
.

... Neste ano de 1884, o Pombalinho era freguesia de Santa Cruz, concelho e distrito de Santarém, comarca da Golegã, 682 habitantes e anexada civilmente à Azinhaga.

Para leitura integral desta página 125, faça download aqui .

Informação sobre esta publicação, retirada daqui






Sem comentários: