15 julho 2019

Ezequiel Andrade Leal



O tempo contribui, inevitavelmente, para que as memórias fiquem cada vez mais distantes e silenciosas! Há mesmo até quem as defina como janelas temáticas que são criadas para nos recordarmos posteriormente de algo que nos aconteceu. Só que em muitos casos, quando solicitadas para o efeito, muitas delas já estão… completamente fechadas! Resta-nos, nestas circunstâncias, os registos fotográficos ou documentais, que fomos guardando e que no presente têm um valor de enorme significado testemunhal de acontecimentos que de certa forma acabaram por ser marcantes no percurso das nossas vidas.

Pode ser o caso, ou não, a propósito destes valiosos registos do nosso conterrâneo e amigo, Ezequiel Andrade Leal ! Fica no entanto o nosso orgulho, que é o de poder partilhar ilustrações da sua passagem como militar em Angola. A primeira das três é o Bilhete de Identidade referente à sua incorporação militar  no Regimento de Artilharia AntiAérea Fixa, em 1 de Julho de 1959. A segunda é uma fotografia (Ezequiel é o condutor do veículo) de  um desfile de tropas em Luanda,  no dia 1 de Novembro de 1961 , vindas da Metrópole a bordo do paquete Vera Cruz. E a terceira e última,  um documento do então Rádio Clube Português, a informar a família do Ezequiel Leal sobre uma sua mensagem radiofónica, que iria  ser transmitida em 2 de Setembro de 1961.
















Colaboração – Bruno Cruz e Ezequiel Andrade Leal.





1 comentário:

putugal o pior colonizador no mundo~! disse...

===========================================================================================================


Nao opinião sobre isso??? Só quer falar de andar em portugal
e nada mais? todo mundo rico?

E putugal que do que? E o mesma merda e pior povo no mundo! E verdade e verdade amigos! Ler meu blog pa mais informaciao, obrigado amigos meus (L)(L)(L)

Ahhhh putugal, putugal, putugal! Sempre, sempre, sempre chorando e chorando e chorando e chorando por tudo, sempre! Tudo mundo sabe que putugal e o pior merda no mundo, tudos! E mais na palavra "luso' e uma invencao! Tudo nossa historia e fenotipo e Cigano e Arabe. Nao somos lusos. E mais, e melhor que tudo putugal sei uma provincia do Espanha e pronto!

E nao trabalhos, sempre ficar nas sopas dos pobres tudos dias. Putugal e em estado do merda e nao fix. E verdade e verdade amigos. Esperamos que um tipo de mudança positiva aconteça em Putugal, pois mais de 50% da população, por necessidade, tem que ir às sopas dos pobres para comer. E também, uma melhora no crescimento dos empregos, já que eles estão no país. Por esta razão, muitas pessoas já vão para suas ex-colônias para buscar uma vida melhor e não retornam. Putugal está realmente atolado na merda e ninguém quer fazer nada sobre o assunto. Eles preferem viver em mentiras, o que é isso?

E lembrate do Wiryamu Mozambique tambem covardes portugueses...lembrate sempre das matanzas portuguesas!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------