27 novembro 2008

Manuel Sabino Duarte "Veca"





Manuel Sabino Duarte, filho de  Manuel Gameiro Duarte e de Maria Albana Barreiros Duarte , nasceu no Pombalinho em 09 de Junho de 1926. Cavaleiro profissional, tomou a alternativa em 1975 na cidade de Viseu, mas a sua grande paixão profissional foi a Coudelaria Nacional no Vale de Santarém onde se dedicou em importante desempenho técnico no apuramento das raças Lusitana e Sorraia. Presença assídua na Feira do Cavalo na Golegã e de forte popularidade nos meios equestres em todo o Ribatejo, foi no verão passado homenageado no EquiFoz 2007 e recentemente recebeu um troféu prestígio na Gala da Escola de Toureio de Almeirim .




Ligação relacionada: Manuel Sabino Duarte


Foto de 1964 - Colaboração de Victor Reis






4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog.
O Veca merece uma foto mais recente, assim ninguém o reconhece...

MGomes disse...

Caro Visitante!

Concordo plenamente consigo!
Esta foto aqui publicada, está longe de completar qualquer referência meritória que se pudesse fazer ao "Veca"!!!

Este blog, como se deve ter apercebido, vive muito das mais variadas colaborações que alguns conterrâneos do POmbalinho e outros lhe têm prestado! Se porventura é o seu caso e estiver na sua vontade enriquecer um pouco mais este trabalho de dedicação ao Pombalinho, esteja à vontade! Basta comunicar comigo pelo mail mgomes28@gmail.com

Um Abraço e obrigado pela visita!
Manuel Gomes

Carlos LopesTinoca disse...

Boa noite Senhor Gomes, foi precisamente como está nesta foto que conheci o "Veca" deixei de o vêr ainda muito jovem´. Sabia que montava muito bem a cavalo, nada mais sei da sua história, como cavaleiro.

MGomes disse...

Caro, Carlos Lopes Tinoca!

Muito obrigado por esta sua visita!

Sobre o "Veca", ele é de facto uma das grandes figuras ribatejanas ligada à arte equestre! Foi durante muitos anos, presença assídua na Feira do Cavalo, na Golegã, onde era requisitado em demonstrações do bem cavalgar!
Hoje, aposentado, vive em Santarém!

Abraço!