Durante os anos
oitenta, as rádios locais surgiram um pouco por todo o país! Funcionavam à
margem de qualquer licenciamento oficial (daí a designação comum de “rádios
piratas”), bastando para o efeito, uma boa dose de criatividade e
muita vontade na transmissão de programas idealizados por grupos de cidadãos
mais ou menos organizados e com uma programação quase sempre de carácter
regional.
Nesta onda de entusiasmo radiofónico, houve porventura projectos
de alguma importância ao nível local, virados especificamente para a
salvaguarda e difusão de valores tradicionais, mas perante o panorama assim
constituído e à revelia do conceito legal, era inevitável que surgisse mais
tarde ou mais cedo, uma regulamentação legislativa para o sector radiofónico
que contemplasse o exercício da actividade. E assim foi com efeito, surgindo a
famosa Lei da Rádio em 1988!
No Pombalinho também tivemos uma estação de rádio livre, designada
por RLP (Rádio Local Pombalinho)! Transmitia em 104.5 MHz e esteve em
actividade nas antigas instalações da Escola Primária. Nestes dois documentos
históricos alusivos ao seu funcionamento, relembramos como era a programação
transmitida e como foi a despedida, com fecho da emissora por imperativos
legais.
Documento
de despedida da última emissão!
Colaboração documental de Luís Filipe Júlio e Bruno Cruz



Sem comentários:
Enviar um comentário