01 novembro 2006

Dr. Victor Semedo



O Dr. Victor Semedo é uma figura, que ficará para sempre, ligada  à história recente do Pombalinho. Uma personalidade que ficou referenciada na vida dos Pombalinhenses, que viam naquela figura franzina e sempre de uma imensa cordialidade, a solução "milagrosa"  para os seus padecimentos.


 O Dr. Semedo tinha uma área de intervenção médica que abrangia o Pombalinho, Vale de Figueira e Azinhaga! De bicicleta e  já mais tarde no seu velhinho citroen de "dois cavalos", utilizava estes meios de  transporte  nos serviços médicos domiciliários, sempre que para tal era solicitado a qualquer hora do dia ou da noite. Foi um verdadeiro "João Semana"  para as gentes do Pombalinho, que num gesto de muita nobreza, lhe prestou um justíssima homenagem no ano de 1982.




2 comentários:

Anónimo disse...

Não será de mais, nunca, para a gente do Pombalinho, lembrar e homenagear esse João Semana.

Francisco Guerra Santos disse...

Com 4 décadas de atraso, não podia deixar de dar os Parabéns, pela homenagem prestada pelas gentes do Pombalinho ao nosso querido amigo, Dr. Víctor Hugo Coelho da Guerra Semedo. Um homem simpático, alegre, sorridente e sempre pronto para ajudar os seus pacientes, nem que para isso tivesse que andar com a sua bicicleta ás costas, o que algumas vezes aconteceu, quando no trajeto lhe aparecia um lamaçal, segundo ele contava. Muitas das vezes, nem sequer havia dinheiro para pagamento da consulta, o que para ele não era problema, mas chegou a ser forçado a receber uma garrafa de azeite ou levar uma galinha debaixo do braço. Dava gosto ouvir as suas gargalhadas, que lhe eram muito peculiares, quando acabava de contar as histórias do seu passado. Eu trabalhava numa Companhia de Seguros em Santarém para quem ele prestava serviços a sinistrados e necessitava de nos visitar com alguma frequência. Este escritório, era muito frequentado por Segurados, médicos, professores, reformados, que quando não tinham onde passar o tempo, iam ali para a conversa, cada um contar as suas histórias. Ás Sextas-feiras, era para comentar a Tourada da Quinta-feira, enfim, havia sempre tema e companheiros. Quem também nos visitava com muita frequência, era o Joaquim Pedro de Menezes e Manuel João Coimbra Barbosa e sua esposa Maria Manuela, tinham lá todos os seus seguros. Eu era miúdo, eles davam-me boas gorjetas para eu lhes tratar dos afazeres, Finanças, Câmara, etc., etc., e eles ficavam ali na galhofa. Gente muita querida de quem eu sinto muitas saudades. Em 1968 fui para a Tropa, 1970 mobilizado para Moçambique, depois fiquei por lá e quando regressei fiquei por Lisboa onde continuo e com muita pena minha, nunca mais vi ninguém dos velhos tempos. Cumprimentos, Guerra Santos