19 julho 2022

4º Barão de Almeirim

 






𝐏𝐎𝐌𝐁𝐀𝐋𝐈𝐍𝐇𝐎 / 𝐃𝐨 𝟒º 𝐁𝐚𝐫ã𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐥𝐦𝐞𝐢𝐫𝐢𝐦 𝐚𝐨 𝐚𝐯ô 𝐋𝐮í𝐬.

 

Na sua edição de 9 de Junho de 1928, o Correio da Extremadura noticiou o falecimento de Carlos Braamcamp Freire. Foi o último dos Barões de Almeirim a viver no Pombalinho, tendo usado o título nobiliárquico por autorização de El-Rei D. Manuel II em 1914.


Filho de Manuel Nunes Braamcamp Freire e de Maria Carolina Sofia Shannon, Carlos Braamcamp Freire (4°Barão de Almeirim) casou com Maria da Madre de Deus Amado de Melo da Cunha e Vasconcelos em Dezembro de 1911. Deste matrimónio nasceu, de entre os quatro filhos que tiveram, Maria da Madre de Deus Amado Braamcamp Freire. Última da família a residir no Pombalinho, foi para muitos que a conheciam a figura carismática da "quinta da baronesa", como assim ouvíamos às pessoas de maior idade sempre que a esse conhecido lugar da rua principal do Pombalinho se queriam referir.


Maria da Madre de Deus B Freire, casou com Luís Egas da Câmara Pinto Coelho em Novembro de 1935. Após a morte de ambos, Sofia Pinto Coelho, sua neta e jornalista da SIC, encontrou certo dia e por casualidade um importante espólio documental do seu avô com fotos e vídeos sobre a sua vida familiar e profissional. Sofia, depois de uma apurada reflexão sobre o "achado" considerou de todo interesse traduzir em livro essas importantes memórias de família. E assim o fez! No ano de 2015 é publicado "O meu avô Luís". Um excelente livro com muitas referências e fotos sobre Pombalinho constam nessa bonita história a que Sofia Pinto Coelho tão bem assim subtitulou: "Por amor, renunciou a tudo: à pátria, a Salazar, à família".