23 maio 2016

António Eugénio de Menezes






António Eugénio de Menezes nasceu em Salvaterra de Magos a 29 de Dezembro de 1893.  É  filho de Joaquim Pedro de Menezes e de Júlia Augusta do Rosário.

No Pombalinho, António Eugénio de Menezes possuía uma casa na Rua Hilário José Barreiros  onde residia com a sua esposa  Dª Maria Antunes Bento e os seus 3 filhos,  Maria Eugénia de Menezes, António de Menezes e Joaquim Pedro de Menezes.

Com o falecimento do Padre José Maria do Rosário, proprietário de vários terrenos no Pombalinho como  Avis, Quinta Fernão Leite, etc., foram doados a uma sua sobrinha e afilhada, Júlia Augusta do Rosário, casada então com Joaquim Pedro de Menezes, pai de António Eugénio de Menezes e José Eugénio de Menezes. António Eugénio de Menezes construiu mas tarde na Quinta do Amador a sua  casa de habitação e um complexo constituído  por uma  adega  e lagar de forma a dar sequência à produção que tinha de vinhas e olivais no Pombalinho.

Fundou nesse mesmo local  a  “Moagem dos Agricultores”.

Foi Presidente de Junta de Freguesia do Pombalinho de 16 de Janeiro de 1922  a 17 de Dezembro de 1925.

Concorreu nas eleições administrativas à Câmara Municipal de Santarém no ano de 1925, integrando a “Lista do Concelho” do Partido Republicano Nacionalista.

 

Faleceu no Pombalinho a 19 de Fevereiro de 1937,  tendo sido sepultado no cemitério de Salvaterra de Magos.










O Pombalinho, em reconhecimento por tudo que o fez pelo seu desenvolvimento social, atribuiu o seu nome à rua em frente à sua casa de habitação, na Quinta do Amador.



Foto António Eugénio Menezes -  Joaquim Pedro de Menezes  

Foto Quinta do Amador - Luís Filipe Santana Júlio

Colaboração no texto - José Carvalho e Bruno Cruz

Ligações relacionadas -  Adiafa em 1950   e  
 Joaquim Pedro de Menezes



2 comentários:

António Carlos de Menezes disse...

Na nota biográfica sobre o meu Avô, Antonio Eugénio de Menezes, cumpre-me informar sobre uma incorreção relativa ao património que herdou do Padre. J.M. Do Rosário. Na realidade o património do Padre José Maria do Rosário foi doado a minha Bisavó Júlia Augusta do Rosário, sobrinha e afilhada do Padre J.M. do Rosário e casada com o meu Bisavô Joaquim Pedro de Menezes de que naturalmente esse património passou para seus filhos, o meu Avô António Eugénio de Menezes e seu irmão , meu Tio-Avô José Eugénio de Menezes.
Fica assim reposta a realidade sobre este facto passado.
António Carlos de Menezes

MGomes disse...

Os meus agradecimentos pelo seu esclarecedor comentário, Dr António Carlos de Menezes. Irei assim alterar o texto então publicado.

Melhores Cumprimentos
Manuel Gomes