15 fevereiro 2007

Pombalinhenses em Lourenço Marques!





Na aldeia do Pombalinho os tempos nunca foram fáceis para as suas gentes. Situada  a 2 Km do rio Tejo e com os campos de cultivo alagados sempre que as chuvas de maior intensidade resolviam fazer transbordar o leito do maior rio português, sempre foi a agricultura considerada a  actividade de maior preponderância na  região.

 O emprego, para a maior parte da população tinha que estar, assim,  inevitavelmente ligado ao amanho e ao cultivo da terra!Os restantes, ou escolhiam profissões de apoio a essa actividade, ou então teriam de olhar outros horizontes de modo a satisfazerem o elementar sustento das próprias famílias.

A França foi um dos destinos escolhidos pelos Pombalinhenses como alternativa às dificuldades inerentes das  características do trabalho sazonal desta região! Lá surgia uma das raras oportunidades   de arrecadarem algum dinheirito para mais tarde poderem construir um lar, tantas vezes pensado mas de concretização quase sempre adiada no tempo!

 Mas nem todos optaram pelo centro da Europa nesta diáspora emigratória! Houve  quem trilhasse os caminhos africanos e Moçambique foi uma das antigas colónias ultramarinas escolhida preferencialmente para uma nova fase das suas vidas profissionais e familiares.

Foi pois, em ambiente de amena confraternização ( aproveitando uma passagem de Ricardo Chibanga por Moçambique, para mais uma das suas inúmeras actuações tauromáquicas) na casa do Guilherme Afonso no ano de 1972, que esta fotografia foi registada e que o próprio intitulou e bem de “Pombalinhenses em Lourenço Marques” .

Para a este pedaço da história do Pombalinho, aqui ficam , da esquerda para a direita, os seus protagonistas: Guilherme Afonso, um irmão de Ricardo Chibanga, Luís da Conceição, Ricardo Chibanga, José Alcobia, Luís Vieira Jorge, Lurdes Teixeira, Milita Mateiro, Joaquim Mateiro, Violante Cruz, esposa do Diamantino Teixeira, a filha e o Diamantino. Pela mesma ordem, os miúdos são, a filha (Niu) e o filho (Luís) do Luís Vieira Jorge e da Lurdes e o Carlos Alberto (filho mais novo do Guilherme Afonso).


Texto_Manuel Gomes/Guilherme Afonso




Sem comentários: