02 setembro 2007

Antiga Escola do Pombalinho



A antiga Escola do Pombalinho está situada na Rua do Campo, hoje denominada, Rua Carolina Infante da Câmara. É um edifício de propriedade horizontal, constituído por dois pisos, rés do chão e primeiro andar. O piso superior foi doado pelo Visconde Porto Carrero (*) em 25 de Novembro de 1885 por título Nº4 e escritura lavrada nas notas do Tabelião de Lisboa, Joaquim Barreiros Cardoso, no Livro 949A folha 12, para ali ser instalada a Escola de Ensino Primário do Pombalinho.

O rés do chão deixou igualmente de pertencer à família de Porto Carrero, tendo sido adquirido por Hilário José Barreiros, assim como todos os edifícios contíguos.
E foi precisamente neste piso que por influência de Júlio Barreiros, filho de Hilário José Barreiros, que se deu início a uma página importante da vida cultural do Pombalinho. Ali se instalou um elegante teatro onde várias peças dramáticas foram levadas à cena, marcando presença as famílias mais abastadas da terra e arredores.

Mais tarde a família Barreiros foi perdendo progressivamente o direito total de propriedade, tendo então surgido a família Coimbra a adquirir o rés do chão do edifício da antiga Escola.



Verónica da Silva Nunes, na festa de homenagem que o Pombalinho lhe prestou em 1982



Os Professores que passaram por esta Escola no exercício das suas funções foram: João José da Fonseca (Fonsequita) que exerceu a sua actividade de 1916 a 1933, Maria José de Moura Amorim que se supõe ter iniciado o ensino no Pombalinho a partir do ano de 1933, Maria José Martins Simões (**), que dedicou quarenta anos da sua vida ao ensino de várias gerações de Pombalinhenses e finalmente, Verónica da Silva Nunes Mateiro (***) que desempenhou profissionalmente a sua função durante mais de 30 anos.

(*) O Visconde Porto Carrero era familiar de António de Araújo Vasques da Cunha Porto Carrero, 1º e único Barão de Pombalinho, agraciado com o título por decreto de 23 de Outubro de 1837, data em que o seu padrasto, Manuel Nunes Freire da Rocha foi igualmente agraciado com o título de Barão de Almeirim.

(**) Maria José Martins Simões nasceu em 24 de Maio de 1910 e faleceu em 14 de Março de 1990.

(***) Verónica da Silva Nunes Mateiro nasceu em 01 de Agosto de 1907 e faleceu em 07 de Julho de 1985.
Colaboração no texto _JMateiro
Colaboração fotográficaxto_F Leal

.

4 comentários:

Guilherme Afonso disse...

Meu Caro Manuel Gomes
Falta incluir, entre os professores
que deram aulas naquele edifício onde foi a primeir escola do Pombalinho, a professora Maria José de Moura Amorim, que foi a minha professora em todo o tempo em que eu andei na escola.

Paulo F disse...

...além de tudo isso este edifício foi sede de uma rádio pirata que houve há uns anos e do Grupo Folclórico Danças e Cantares Ribatejo - Pombalinho.

MGomes disse...

Caro Paulo:
São sempre bem vindas todas as informações que complementem o que por aqui se vai escrevendo sobre a nossa terra. Agradeço-lhe por isso o contributo que entendeu prestar neste nosso espaço.
Mas uma vez que se tentou historiar este edifício na sua vertente escolar, porque não pegar na sua "achega" e contarmos o que foi realmente esses "anos loucos" da rádio em Portugal e em que o Pombalinho à sua maneira, também não quis de deixar de estar envolvido?
Um Abraço

Teresa Cruz disse...

Permite-me uma pequena correcção:a homenagem à D. Verónica, a que a foto faz referência, não foi em 1962; talvez 1982!