29 junho 2007

Corrida de Touros em 1914




 Aproximam-se os meses do ano em que se realizam as Festas Populares um pouco em todo o País. Por tradição e desde há muito que estes eventos  tiveram lugar no Pombalinho com uma certa regularidade. Hoje recordamos uma corrida de touros inserida nos festejos realizados na nossa terra, nesse longínquo ano de 1914.

Todo o folheto é caracterizado pelo tom satírico que o autor utilizou na sua criação. Desde a  qualificação atribuída à Praça de Touros, passando pelas alcunhas de todos os intervenientes na lide e até mesmo  a   linguagem brejeira com que se apela ao público presente! Um pouco fora  dos pergaminhos tauromáquicos sempre tão preservados neste tipo de espectáculo. No entanto, para mais um encontro com a História de histórias da nossa terra, não quisemos deixar de registar aqui este acontecimento que se realizou a 30 de Junho de 1914 no Pombalinho.


Colaboração documental de Fernando Furtado Barreiros 

 

2 comentários:

Paulo Sempre disse...

Obrigado pela visita. Venho pedir desculpa pelo facto de ter usado, sem autorização, uma das fotos deste seu blogue.
Vou fazer referência à fonte.
Todavia,se assim o entender,poderei retira-la do meu blogue.
Abraço
Paulo

MGomes disse...

Caro Paulo:

A razão do meu reparo, está longe de qualquer intenção proibitiva sobre a foto que utilizou no seu blogue.
Até fico reconhecido por verificar que afinal, o que vou publicando nos meus blogues, é utilizado por outros companheiros nos seus próprios espaços.Pode naturalmente fazer os donlowads que entender.
O que está SÓ em causa, é apenas uma questão de direitos de autor que existe também aqui na blogsfera e particularmente na Blogger.


Um Abraço e Bom fim de semana