04 setembro 2008

A carroça!






A carroça puxada por tracção animal foi um dos meios de transporte mais utilizados nas zonas rurais, onde a agricultura era de importância vital para o sustento das populações. Se nos reportarmos aos fins dos anos cinquenta em que a industrialização agrícola ainda dava os primeiros passos no seu desenvolvimento a ritmos bastante lentos, a carroça teve um desempenho muito importante no transporte de bens agrícolas provenientes do cultivo dos campos, na deslocação de pessoas para distâncias e caminhos nem sempre passíveis de serem percorridos a pé e até no cumprimento de tradições ligadas à inspecção militar, popularmente conhecida por "ida às sortes" .

Houve naturalmente neste meio de transporte um certo incremento ao nível dos materiais empregues na sua construção mas a grande evolução foi ao nível dos rodados, nos quais se transitou das rodas em madeira com aro em aço para as rodas pneumáticos, transmitindo estas um maior conforto aos passageiros e um menor esforço para a locomoção animal.

Nesta bem ilustrativa fotografia de 1953/54 sobre esses tempos outrora vividos, podemos reconhecer Gabriel Joaquim, seu filho Júlio Gabriel e sua esposa Albertina dos Santos.


Colaboração Fotográfica_ Júlio Gabriel 




Sem comentários: