18 maio 2007

Pombalinho Arqueológico




Enquanto arrumava alguns ficheiros do meu computador, encontrei um pdf sobre enquadramento histórico-arqueológico da Alcáçova de Santarém...
...Quando soube da existência das peças, pensei que elas abundassem na nossa região. Mas pelos vistos estava enganada. Segundo este estudo do Instituto Português de Arqueologia "as transformações que o traçado do rio Tejo sofreu desde a antiguidade até aos nossos dias, aliado ao facto da região do Vale do Tejo não ter sido objecto de estudos de prospecção arqueológica sistemática, podem explicar a escassez de vestígios conhecidos em torno de Santarém", assim estas peças adquirem um significado arqueológico muito interessante, para o conhecimento da época romana na nossa região."


Este, o texto de um mail que há dias recebi da nossa conterrânea Tânia Martinho. Vem acompanhado de um interessante estudo sobre o enquadramento histórico-arqueológico da Alcáçova de Santarém e também de uma publicação do Museu Nacional de Arqueologia sobre a identificação de peças encontradas no Pombalinho. Como aqui privilegiamos tudo o que esteja relacionado com a nossa terra ou que de algum modo possa contribuir para a sua história, não poderíamos deixar de publicar este valiosíssimo material de natureza arqueológica. Assim sendo, poderão consultar o estudo sobre a Alcaçova de Santarém em Alcáçova 1/6 , Alcáçova 2/6 , Alcáçova 3/6 , Alcáçova 4/6 , Alcáçova 5/6 e Alcáçova 6/6 . O Documento sobre a identificação das peças e que foi extraído do site do Museu Nacional de Arqueologia, encontra-se em O Unguentário , O Boião , A Garrafa , A Garrafa A e A Estatueta . Se quiserem optar pela visita virtual ao Museu e aí apreciarem a forma de como elas estão publicadas, podem igualmente fazê-lo clicando em Garrafa , Unguentário , Boião , Garrafa , e Estatueta .
Por último, se porventura optarem por uma visita ao Museu onde se encontram estas maravilhosas peças, poderão fazê-lo, visitando o sempre belíssimo Mosteiro dos Jerónimos em Belém.


Colaboração _ Tânia Martinho


Para Página Temática Clicar em   Pombalinho Arqueológico  







Sem comentários: