14 novembro 2008

Pombalinho eleitoral!


Nesta vontade de querermos entender o que foi o Pombalinho e que caminhos trilhou desde os tempos dos nossos antepassados até aos dias de hoje, tornou-se num desafio cada vez mais atractivo! Sabemos que o limite neste tipo de pesquisa pode acontecer a qualquer momento, mas enquanto nos for possível dar a conhecer provas documentais, de carácter histórico, sobre o envolvimento das suas gentes em actos eventualmente importantes para a vida colectiva da comunidade, cá estaremos com a alegria que nos afecta, no cumprimento deste aliciante desígnio.



Jornal Estremadura


Vem a propósito deste pequeno preâmbulo, uma recente descoberta que o Bruno Cruz fez nas instalações do jornal " O Correio do Ribatejo", antigo "Correio da Estremadura"! O Pombalinho a servir de palco para uma jornada política em 1913 e patrocinada pelo Partido Evolucionista na pessoa do dr. Alfredo Pimenta. A crónica foi escrita pelo seu director João Arruda e teve honras de primeira página.







  
A conferência teve lugar no domingo anterior à publicação do jornal, ou seja, no dia 30 de Maio de 1913 e resultou segundo o articulista, de satistafória para o Partido Evolucionista chefiado por António José de Almeida , que viria a ser mais tarde Presidente da República Portuguesa. A comitiva foi recebida em Mato de Miranda pelos srs Júlio Barreiros, Joaquim Gonçalves, dr. José Fernandes, Manuel José Barreiros, Augusto Rodrigues Cota, João Rafael de Carvalho, Carlos Albano da Silva Nunes e António Joaquim Soares.







Evolucionista

Na página 2 , um resumo com o teor do discurso que o Dr Alfredo Pimenta proferiu no teatro do Pombalinho, perante numerosa e entusiasta assistência. Para uma melhor visulização do artigo cliquem p.f. aqui e aqui fazendo de seguida os respectivos downloads.







.

Sem comentários: