05 abril 2009

Retratos IV !




Joaquim Pedro de Menezes.




Joaquim Pedro de Menezes era filho de António Eugénio de Menezes e de Maria Antunes Bento. Nasceu no Pombalinho em 30 de Novembro de 1927 e faleceu na sua terra natal em 03 de Junho de 1976.
Foi casado com Maria Lisette da Silva. Desta união matrimonial nasceram quatro filhos, José António Silva de Menezes, Maria Eugénia Silva de Menezes, Pedro Silva de Menezes e Ana Rita Silva de Menezes.

Foi um dos mais importantes agricultores do Pombalinho, tendo contribuído durante largos anos para o emprego de muitos pombalinhenses através do exercício de várias actividades agrícolas, em terras de que era proprietário.

No período de 05 de Janeiro de 1960 a 02 de Novembro de 1963, exerceu o cargo de Presidente de Junta da Freguesia do Pombalinho.



Colaboração fotográfica de Pedro Menezes e Bruno Cruz.






1 comentário:

Francisco Guerra Santos disse...

Cópia de mensagem recentemente escrita no Blogger: Pombalinho
Com 4 décadas de atraso, não podia deixar de dar os Parabéns, pela homenagem prestada pelas gentes do Pombalinho ao nosso querido amigo, Dr. Víctor Hugo Coelho da Guerra Semedo. Um homem simpático, alegre, sorridente e sempre pronto para ajudar os seus pacientes, nem que para isso tivesse que andar com a sua bicicleta ás costas, o que algumas vezes aconteceu, quando no trajeto lhe aparecia um lamaçal, segundo ele contava. Muitas das vezes, nem sequer havia dinheiro para pagamento da consulta, o que para ele não era problema, mas chegou a ser forçado a receber uma garrafa de azeite ou levar uma galinha debaixo do braço. Dava gosto ouvir as suas gargalhadas, que lhe eram muito peculiares, quando acabava de contar as histórias do seu passado. Eu trabalhava numa Companhia de Seguros em Santarém para quem ele prestava serviços a sinistrados e necessitava de nos visitar com alguma frequência. Este escritório, era muito frequentado por Segurados, médicos, professores, reformados, que quando não tinham onde passar o tempo, iam ali para a conversa, cada um contar as suas histórias. Ás Sextas-feiras, era para comentar a Tourada da Quinta-feira, enfim, havia sempre tema e companheiros. Quem também nos visitava com muita frequência, era o Joaquim Pedro de Menezes e Manuel João Coimbra Barbosa e sua esposa Maria Manuela, tinham lá todos os seus seguros. Eu era miúdo, eles davam-me boas gorjetas para eu lhes tratar dos afazeres, Finanças, Câmara, etc., etc., e eles ficavam ali na galhofa. Gente muita querida de quem eu sinto muitas saudades. Em 1968 fui para a Tropa, 1970 mobilizado para Moçambique, depois fiquei por lá e quando regressei fiquei por Lisboa onde continuo e com muita pena minha, nunca mais vi ninguém dos velhos tempos. Cumprimentos, Guerra Santos ---
Deixo aqui um grande Abraço aos Filhos do Sr. Joaquim Pedro de Menezes e muitos Parabéns por terem o Pai que tiveram, que era uma pessoa Maravilhosa.