01 maio 2009

Domingos Motta


Outra das artérias do Pombalinho a quem foi atribuída o nome de uma personalidade que foi marcante para a vida colectiva e social dos seus habitantes, tem a designação de rua Domingos Mota . Proprietário agrícola nas últimas décadas do século dezanove, detentor de vastas terras nos campos do Pombalinho e Reguengo do Alviela, por ele passou a sustentabilidade económica, por via de salários que lhes eram pagos, de muitas famílias que viviam dos trabalhos inerentes ao cultivo e amanho das suas terras!


Pela gentil colaboração fotográfica e de texto, de suas sobrinhas, Maria Isabel dos Reis Motta Antunes Mendes e Maria José Motta Nogueira Freire, de quem o Bruno Cruz meritoriamente conseguiu esta bonita participação, vamos pois saber um pouco mais sobre quem foi Domingos Motta.


Domingos Motta 1

Domingos Motta de visita a uma das suas herdades.




Photobucket

Para documento completo, clique aqui 



Nasceu em Alcanena em 1842 na freguesia de S. Pedro e era filho de Thomaz Motta e de Luísa de Jesus.

O seu irmão – Joaquim Motta – nascido em 1824 – na mesma freguesia veio para esta região por ocasião da construção do caminho de ferro, aproveitando a oportunidade para aqui desenvolver os seus negócios, residindo no Reguengo do Alviela.

Domingos Motta fixou também residência no mesmo local. Aí desenvolveu a sua actividade agrícola e construiu a casa que ainda hoje existe. Embora a sede da sua casa agrícola fosse no Reguengo do Alviela, possuía também propriedades nas freguesias vizinhas de Pombalinho e Azinhaga. Na povoação do Pombalinho tinha um lagar, instalações para ovelhas e outras dependências agrícolas, precisamente na rua a que deram o seu nome.

Foi casado com a Senhora Dª. Maria José Aguiar (Motta) – natural de Reguengo do Alviela - de quem não teve descendência.


Faleceu no Reguengo do Alviela em 17 de Novembro de 1908 e está sepultado no cemitério de S. Vicente do Paul, num jazigo com o seu nome que ali mandara construir. 


Biografia da autoria de suas sobrinhas, Maria Isabel dos Reis Motta Antunes Mendes e Maria José Motta Nogueira Freire, a quem obviamente o "Pombalinho" agradece esta excelente colaboração.






B

1 comentário:

juliãopitbull disse...

MEU AVÕ AQUI NO BRASIL (PIMHUÍ-MG) ERA JOSE DOMINGOS MOTTA, CASADO COM ISABEL UMBELINA DE MELLO, SERIAM ELES PARENTES DESTE DOMINGOS MOTTA DE PORTUGAL?

contatos: juliaopitbull@gmail.com