23 junho 2010

As Memórias de José da Cruz Moura Fonseca












Nota - Este texto foi extraído das "Memórias" do Almirante José da Cruz Moura Fonseca. Este oficial da Marinha nasceu em Santo Estevão, concelho de Sabugal, em 14 de Outubro de 1913 e faleceu em Lisboa a 07 de de Agosto de 1998. Era filho de João José da Fonseca. 


 

Colaboração documental - Joaquim MB Mateiro





12 comentários:

Vitor Reis disse...

A propósito do professor Fonsequita. Contava o meu tio Rui Borges, que foi aluno dele, que nas suas aulas,ao inquirir o aluno sobre determinada matéria e caso ele não a soubesse, costumava dizer: "-Vós não estudáis, mas apanhais que vos consoláis."
Os mais velhos, daquele tempo, lembrar-se-ão com certeza.

Magda Bragança Rubio disse...

Caro Manuel de Jesus Gomes,

Obrigada pela lembrança.

Fico muito sensibilizada por ter colocado uma passagem do meu Avô, Vice-Almirante Moura da Fonseca, e do meu Bisavô João José da Fonseca que, quando faleceu, ainda eu era muito pequenina para ter memórias dele, só as que o meu Avô me contava.

Logo que nos seja possível ter acesso a fotografias do meu Bisavô e da época e em que o meu Avô lá viveu, teremos todo o prazer de lhe as enviar.

Cumprimentos,

Magda M. Moura da Fonseca Bragança Rubio

Magda Bragança Rubio disse...

Só uma correcção: o meu Avô, Vice-Almirante José da Cruz Moura da Fonseca, faleceu em 07 de Agosto de 1998 e não no mês de Outubro.

Guilherme Afonso disse...

Caro Amigo Manuel Gomes
Sinceramente, diliciei-me com estas "Memórias" do Vice-Almirante José Cruz Moura da Fonseca. Estão cheias de vida, uma vida que se transmudou completamente, como ele próprio realça. Será que ainda alguém apanha a "papança", hoje, como eu tantas vezes fiz naqueles caminhos? Eu já não fui aluno do professor João José da Fonseca, mas muitas vezes ouvi falar dele. Mais um bom trabalho a enriquer o blog "opombalinho". Obrigado, e um
grande abraço.
Guilherme Afonso

MGomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MGomes disse...

Caro Victor Reis!

De facto o professor João José da Fonseca deixou no Pombalinho uma marca de que todos nos devemos orgulhar!

Um Abraço



Caro Amigo Guilherme Afonso!

Compreendo em parte este seu sentido nostálgico ao ler as memórias do Vice-Almirante José Cruz Moura da Fonseca! É um recuar no tempo que dificilmente terá correspondência nos dias de hoje!!! Quem comerá "papança", ou dela saiba o que é, de entre a rapaziada destes novos tempos? Nenhuns mesmo, acho eu!!!
Mas é bom, estes pequenos passeios ao caminho percorrido da vida...

Uma Abraço

MGomes disse...

Boa tarde,Magda Bragança Rubio!

Muito obrigada pela sua visita a este espaço sobre o Pombalinho! E também pelas palavras! É sempre muito reconfortante sabermos de pessoas, ou seus descendentes, que estiveram ligadas por algum motivo à história do Pombalinho. E o caso do seu bisavô, é (foi) um bom exemplo para uma ou mais gerações de "pombalinhenses"! Por aquilo que fez na área do ensino, mas também por uma forte presença de simpatia que angariou nesta terra que serviu durante quase trinta anos. São estas marcas da vida, afinal, que sempre perdurarão na memória dos tempos e das pessoas!

Quero-lhe agradecer também pela sua disponibilidade em me arranjar fotos ou outros documentos que tenham a ver com a estadia do seu bisavô no Pombalinho! E já agora, agradecimento este, também extensivo ao seu pai por ontem me ter contactado telefónicamente para o mesmo efeito! Muito obrigado a ambos!

Respeitosos cumprimentos
Manuel Gomes

templario disse...

Sinto sempre um gosto imenso em visitar e ler posts do Pombalinho.

As pessoas, o povo da terra, as famílias, os costumes, adquirem aqui a importância devida, tratados com carinho e seriedade, com amizade e devida importância.

Para manter um blogue assim, é preciso simplicidade e talento. O resultado está à vista.

Vou sempre passar por aqui.

MGomes disse...

Caro, Templário!

Agradeço-lhe a simpatia da visita!

As palavras motivam o autor e o grupo de trabalho que tem contribuído para este caminho histórico do Pombalinho!

Um Abraço e volte sempre!

Unknown disse...

Fiquei muito contente de relembrar outros tempos,onde se fala dos meus antepassados..Pois eu mesmo sendo de Meimoa e primo 2° deu professor Joao Jose da Fonseca.
Joao
Jose Neves da Fonseca.

JAN disse...

Curiosamente, no Livro Mestre N, fl. 53, que se encontra no Arquivo Histórico de Marinha e o qual contém dados biográficos de todos os militares da Armada, é indicado que o vice-almirante Moura da Fonseca nasceu a 14 de Outubro mas na aldeia de Santo Estevão, concelho do Sabugal. Estes dados devem estar correctos, pois eram comunicados pelos próprios militares.

MGomes disse...

Caro JAN, permita-me que lhe envie os meus agradecimentos pela visita que fez a este blog sobre o Pombalinho e muito também sobre a observação que fez a propósito da naturalidade do Almirante Moura Fonseca. De facto a localidade que eu tinha referenciada não está certa. Daí a devida correcção que já fiz, reiterando-lhe os meus agradecimnetos. Um Abraço.