25 agosto 2010

Cinco anos de vida do "Pombalinho" !!!





Faz hoje cinco anos que o "Pombalinho" foi criado!

É frequente nestas datas de referência, olharmos para o que foi feito, numa perspectiva de sabermos se os resultados conseguidos correspondem efectivamente às expectativas do projecto então iniciado!
Quando o "Pombalinho" nasceu, a ele estava inerente uma indisfarsável humildade no que dizia respeito ao seu futuro! A motivação passava, não muito mais do que pela pretenção de gerir um espaço on-line onde com publicações de fotos ou outros documentos históricos se pudesse relembrar, ou quanto muito não esquecer, o que foi o Pombalinho!

Ao olharmos para o que existia antes de 1995 e para o que nos é hoje oferecido em matéria de divulgação sobre o Pombalinho, entendemos que esta janela (ou janelas, se quantificarmos os blogs temáticos) que abrimos, fruto da criação deste blog e na qual nos fomos habituando a espreitar as mais variadas publicações sobre as gentes da nossa terra, permitiu-nos de facto ir ao encontro de um dos grandes objectivos a que nos propusemos no ano de 2005, que foi, saber de acontecimentos e pessoas que tivessem marcado indelevelmente a história da vida colectiva desta nossa secular aldeia ribatejana.

Por isso ao escrevermos aqui sobre temas que nos são tão queridos, como o teatro, o futebol, os ranchos folclóricos, as bateiras, as escolas primárias, etc..., referenciamos mais de 700 pessoas nossas conterrâneas, em registos de mais de 440 fotografias e 60 documentos! E ao fazê-lo suscitamos uma saudável comunicação intergeracional das gentes do Pombalinho, dando assim cumprimento a outra das grandes razões que motivou a criação deste espaço.

Numa serena reflexão, possível hoje de ser feita, sobre tudo o que publicamos nestes cinco anos de vida deste blog, achamos que os resultados alcançados podem-se considerar francamente positivos!
Na verdade, foi muito gratificante termos dado a conhecer, por exemplo, a imensa actividade teatral que existiu no Pombalinho ao longo de mais de cinquenta anos, o brio com que aqueles rapazes que jogaram no velhinho e saudoso campo de futebol das Ónias em representação do nosso Vera Cruz , da relação familiar do Barão de Almeirim , testemunhos fotográficos inéditos sobre a visita de Nossa Senhora Fátima ao Pombalinho e por último, (muitos outros mais mereceriam igual destaque nesta pequena abordagem), aquele que maior prazer nos deu na sua publicação! Não pela personalidade em causa, porque todas nos merecem o devido respeito, como é óbvio, mas tão só, pelo trabalho de pesquisa em que nos envolvemos e que culminou com a abertura ao público do respectivo blog a que demos o nome de Barão de Pombalinho . Chegou a ser mesmo emocionante, tais as descobertas que fomos fazendo de António de Araújo Vasques da Cunha Portocarrero, nomeadamente no Arquivo Histórico Militar, no Arquivo do Arco do Cego, no cemitério dos Prazeres ou na Torre do Tombo! Mas no fundo é isto que nos move! Ao termos abraçado esta apaixonante aventura e do querermos saber mais de nós, levou-nos ao que é hoje o "Pombalinho" e para nosso orgulho, ao alcance de qualquer cidadão do Pombalinho ou do mundo!


Por fim, um agradecimento especial a todos, sem excepção, que contribuiram e tornaram possível a existência do "Pombalinho"! Não era imaginável aqui termos chegado e nos mantido em permanente edição ao longo destes cinco anos! Pela vossa estimável participação, os meus agradecimentos!!!



Nota - Este texto foi escrito  em 02 de Agosto de 2010..





4 comentários:

Guilherme Afonso disse...

Muitos parabéns, caro conterrâneo Manuel Gomes, pelo quinto aniversário do blog "Pombalinho", uma tão importante fonte de conhecimentos sobre a sua terra para todos os pombalinhenses, entre os quais muito me orgulho de estar, e também um muito obrigado pelo esforço que tão generosamente tem dispendido para que tão valiosa obra possa ser uma realidade.
Um muito fraternal abraço do
Guilherme Afonso

MGomes disse...

Caro Amigo Guilherme!

Muito lhe agradeço tão simpáticas palavras a propósito da passagem do quinto aniversário do nosso "Pombalinho".

Cinco anos não é?!!!Ainda parece que foi ontem que iniciamos os primeiros contactos sobre este projecto da nossa terrra e que começou senão estou em erro com a publicação daquela fotografia de uma "Uma certa 3ª classe..."

Escrevia-me há dias um amigo por mail:
"Coloquei o Pombalinho no meu blogroll.Gosto do teu blog, pelo que já pude ler. Coisa de 5 anos... já muita produção, bastante interessante. Quero fazer algo semelhante sobre o Vale de Santarém, embora não viva lá.

Manuel Sá

Caro Amigo Guilherme, muito obrigada por esta visita e pela partilha desta comemoração aniversariante do "Pombalinho"!

Um Abraço

Luis Eme disse...

só agora passei por aqui, por isso parabéns atrasados por este excelente blogue, que deve encher de orgulho todas as pessoas do Pombalinho.

parabéns M. Gomes

MGomes disse...

Muito obrigado, Caro Luís Milheiro, pelas simpáticas palavras que aqui deixou a propósito do quinto aniversário do Pombalinho.

Um Abraço