18 fevereiro 2011

Ponte de Fernão Leite VI



"Um povo sem património, é um povo sem referências. Um povo sem referências, é um povo sem memória.Um povo sem memória, é um povo sem futuro! "


Não creio que o abandono da conservação de uma simples ponte, como a de Fernão Leite, possa contribuir para um  estado preocupante de ausência de valores! O bem estar e o futuro colectivo do Pombalinho passam  inevitavelmente por prioridades  de outra natureza e direccionados certamente para outros horizontes! Mas não deixa de entristecer a quem por ela passa, "sentir" a   lenta degradação de abandono a que foi  "votada"  e  em consequência, ao seu mais que provável  desaparecimento se porventura uma  adequada intervenção não acontecer a curto prazo!

A existência da ponte de Fernão Leite remonta à última  década do século dezanove ! Está ligada à própria  história  do Pombalinho! Com  a sua  "morte" ,  apenas    fotografias e outros registos  poderão   testemunhar não só a   importância que teve como infraestrutura viária  mas ainda  o belíssimo      enquadramento paisagístico  que oferecia a quem pelo Sul entrasse no Pombalinho!

O actual executivo da Junta de Freguesia do Pombalinho, quando concorreu às últimas eleições autárquicas como Movimento Independente Cidadãos pelo Pombalinho, MICP,  no capítulo "Requalificar Espaços e Equipamentos" do seu Programa Político, propôs  relativamente à  Ponte Velha  (assim a referenciaram) "  o seguinte:

"Restauro da Ponte Velha para ficar transitável a pé e de bicicleta com arranjo de todo o espaço envolvente com zona de lazer, que se torne numa área agradável e bonita para quem entra na freguesia."


Resta-nos acreditar na palavra, dita, escrita e prometida!!!




Colaboração fotográfico de Glória Fonseca
Pesquisa de Bruno Cruz
      Texto de Manuel Gomes
.

6 comentários:

Artur Caldas disse...

Acredito que esta ponte, devidamente restaurada, ficaria
uma bela obra e poderia ser uti-
lizada pelos pombalinhenses.
Estou céptico, porém, quanto a
promessas de políticos ...
Um abraço.
Artur Caldas

Paulo Felisberto disse...

Também eu gostaria de ver esta ponte e zona envolvente requalificada, mas temo que embora as obras na ponte sejam possíveis, quanto à zona envolvente poderá não ser uma realidade, as cheias anuais deitariam por terra qualquer projecto.Digo eu. Posso dizer que estou a planear uma serie de fotos de edifícios ou/e locais do Pombalinho e visto esta ponte estar neste estado venho aqui pedir autorização para usar umas destas fotos de maneira a conseguir fazer uma foto montagem com uma foto actual.

MGomes disse...

Claro Paulo! Podes utilizar a foto da ponte que bem entenderes! Pelo Pombalinho e sem quaisquer reservas!

Abraço!

PauloF disse...

Obrigado Manuel. A ideia é uma serie de fotos com uma tecnica chamada HDR. Ver se me organizo porque o tempo é pouco.
Abraço

Bernardo disse...

sem força de vontade é que não se faz nada! Se todos nos se juntassem seria tudo bem mais fácil. a minha ideia era juntar a populacao e fazer um voluntariado na reconstruiçao da ponte, no género do que a azinhaga fez no sos alvercas.
Gostava que todos pensassem nisso, pois é um projecto que tem pernas para andar.

Anónimo disse...

O verao ta a terminar e as ferias tao a acabar grand rap, vai gervasio vai gervasio