06 agosto 2012

Pombalinho!!!





O Pombalinho está a passar por um dos momentos, porventura, mais marcantes da sua história! A sua ordem administrativa  poderá mudar a breve prazo  e  as  alterações daí decorrentes  irão modificar alguns hábitos de  há muito enraizados na vida quotidiana das suas gentes. 

 

Fruto de uma nova ordem autárquica, projectada em Lei, que o poder central achou  politicamente por bem incrementar no território nacional, o  Pombalinho  está considerado numa  selecção de Juntas de Freguesia a serem  agregadas noutras dos respectivos concelhos. 

 

Fazendo juz  à  sua longa história e tendo em consideração o que de melhor serve os interesses da  população, os  actuais dirigentes da  Freguesia com o apoio claro dos Pombalinhenses  e de muitos  outros cidadãos que desde a primeira hora  quiseram  prestar a sua colaboração na  causa maior que  salvaguardasse  a identidade do Pombalinho,  enfrentaram  a  adversidade  e apontaram um novo rumo para todos os que ainda acreditam na potencialidade da sua terra! 

 

Se todo o desenvolvimento desta luta decorrer conforme os desejos legítimos de uma população cansada de ser votada ao esquecimento pelo poder central da capital do distrito,  o  Pombalinho  poderá,  num futuro não muito longínquo, deixar de pertencer ao concelho de Santarém e ser integrado autonomamente no concelho da Golegã.  

 

A história é feita de mudanças! E esta proporcionará ao Pombalinho um novo capítulo na sua vida! Será certamente o passo  certo  na  defesa do que de mais importante é  para a nossa terra ! A sua identidade alicerçada no seu património histórico! O Pombalinho continuará, assim,  a ser reconhecido geograficamente  como tal, autonomamente como o  é desde 1606, e não barra ou espaço qualquer coisa mais, por muito respeito que nos mereçam as autarquias agregadoras!

 


2 comentários:

Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória disse...

Foi bom ter descoberto este blog, onde o Manuel Gomes, ex-aluno da Escola Industrial e Comercial de Santarém (foi por ele que aqui cheguei...) é o excelente coordenador. O Pombalinho, como muitas outras terras, poderä ser sacrificado nesta loucura em que alguns, a pretexto de nada, entendem que podem mudar a vida, o cerne das suas gentes. Pombalinho, terra pequena mas de alma grande, com uma histöria rica, em diversos dominios, aqui bem recordada, vai ter decerto a capacidade de lutar pelo seu melhor futuro, que é o que muito desejo.
ManuelSä

MGomes disse...

Um Abraço, Manuel Sá!

Muito obrigado por esta visita ao "Pombalinho" e também pela simpatia das palavras!!!

Pelo Pombalinho e pela sua gente,o meu agradecimento!

Manuel Gomes