09 julho 2007

Pombalinhense na Guerra Colonial



No Pombalinho muitos foram os jovens que participaram na guerra colonial de África. A partida de quantos tiveram o destino de serem enviados, era sempre difícil, pois representava uma interrupção da convivência familiar da qual nem sempre se sabia o seu desfecho final.




Esta foto tem um significado muito especial para o nosso Amigo e conterrâneo Ezequiel Leal mas também estou certo, de uma importância enorme (a partir deste momento em que por sugestão do próprio a podemos tornar pública) para o Pombalinho! É o registo fotográfico do primeiro Pombalinhense a partir para a guerra colonial em África, mais precisamente no dia 15 de Junho de 1961 !

Está escrito no verso da fotografia, pela mão do próprio: “Embarque de tropas no cais da Rocha no paquete Uíge, com destino a Angola”. Como nota de curiosidade, o "civil" ao lado de Ezequiel Leal é o seu tio Manuel Leal, que não quis deixar de estar presente neste momento da sua despedida.







Esta segunda foto é do desfile da chegada a Luanda da Companhia "Polícia Militar nº 150" ( onde o Ezequiel esteve integrado) e outras tropas desembarcadas do paquete Uíge, em 27 de Junho de 1961.








Este o paquete Uíge , construído no ano de 1954 na Bélgica e de 145 metros de comprimento, em que Ezequiel Leal viajou até terras de África, no cumprimento da sua missão militar em Angola.


Foto daqui

Colaboração de Teresa Cruz e Ezequiel Leal





1 comentário:

JC Abreu dos Santos disse...

... que, mais notícias e fotografias relacionadas com o desembarque acima referido - ocorrido em 24 de Junho de 1961 -, podem ser vistas no endereço http://ultramar.terraweb.biz/Efemerides_Angola_24JUN1961.htm