02 setembro 2007

Antiga Escola do Pombalinho!




A antiga Escola do Pombalinho está situada na Rua do Campo, hoje denominada, Rua Carolina Infante da Câmara. É um edifício de propriedade horizontal, constituído por dois pisos, rés do chão e primeiro andar. O piso superior foi doado por João Cardoso da Cunha e Araújo de Porto Carrero, 1º Visconde de Porto Carrero (*), em 25 de Novembro de 1885 por título Nº4 e escritura lavrada nas notas do Tabelião de Lisboa, Joaquim Barreiros Cardoso, no Livro 949A folha 12, para ali ser instalada a Escola de Ensino Primário do Pombalinho.

O rés do chão deixou igualmente de pertencer à família de Porto Carrero, tendo sido adquirido por Hilário José Barreiros, assim como todos os edifícios contíguos.
E foi precisamente neste piso que por influência de Júlio Barreiros, filho de Hilário José Barreiros, que se deu início a uma página importante da vida cultural do Pombalinho. Ali se instalou um elegante teatro onde várias peças dramáticas foram levadas à cena, marcando presença as famílias mais abastadas da terra e arredores.


Mais tarde a família Barreiros foi perdendo progressivamente o direito total de propriedade, tendo então surgido a família Coimbra a adquirir o rés do chão do edifício da antiga Escola.



Verónica da Silva Nunes, na festa de homenagem que o Pombalinho lhe prestou em 1982



Os Professores que passaram por esta Escola no exercício das suas funções foram: João José da Fonseca (Fonsequita) que exerceu a sua actividade de 1916 a 1933, Maria José de Moura Amorim que se supõe ter iniciado o ensino no Pombalinho a partir do ano de 1933, Maria José Martins Simões (**), que dedicou quarenta anos da sua vida ao ensino de várias gerações de Pombalinhenses e finalmente, Verónica da Silva Nunes Mateiro (***) que desempenhou profissionalmente a sua função durante mais de 30 anos.

(*) O Visconde Porto Carrero era familiar de António de Araújo Vasques da Cunha Porto Carrero, 1º e único Barão de Pombalinho, agraciado com o título por decreto de 23 de Outubro de 1837, data em que o seu padrasto, Manuel Nunes Freire da Rocha foi igualmente agraciado com o título de Barão de Almeirim.


João Cardoso da Cunha e Araújo de Portocarrero, 1º Visconde de Portocarrero, nasceu na Quinta de Gaçamar,  Sandim, Vila Nova de Gaia, no dia 20 de Outubro de 1792. Faleceu em Lisboa no dia 14 de Janeiro de 1864.

Era filho de Maria Jerónima da Cunha e castro Ferraz de Brito Osório de Portocarrero, 13ª senhora da Quinta do Paço de Valpedre.

Foi marido de D. Helena Cardoso de Faria e Maia.

Pai de João da Cunha Cardoso Osório Ferraz e Castro de Portocarrero, 2º Visconde de Portocarrero.

Meio Irmão de  Ana Luísa da Cunha de Argolo e Brito de Portocarrero; Antónia Adelaide de Vasconcelos, 4ª senhora da Quinta do Paço de Valpedre e de Maria Matilde da Cunha e Brito de Portocarrero.

 

Foi Par do Reino em 30 de Dezembro de 1862; Ministro de Estado Honorário; Bacharel formado em Direito pela Universidade de Coimbra; Juiz do Supremo Tribunal de Justiça; Cavaleiro da Ordem de Cristo; Comendador da Ordem da Conceição; Fidalgo Cavaleiro da Casa Real. M. a 14 de Janeiro de 1864.

Casou a 2 de Outubro de 1844 com sua prima D. Helena Cardoso de Faria e Maia, que nasceu a 15 de Setembro de 1819, e faleceu em Lisboa a 31 de Janeiro de 1884, fíllha de Vicente José Ferreira Cardoso da Costa, Doutor na Faculdade de Direito e Desembargador Efectivo da Casa da Supplicação ; Senhor, pelo seu casamento, de vários Vínculos na Ilha' de S. Miguel; Fidalgo Cavalleiro da Casa Real; e de sua mulher D. Helena Vicloria Machado de Faria e Maia, Sr. do Morgado da Victoria e outros, na Ilha de S. Miguel, onde nasceu a 13 de Setembro de 1819.

 

(**) Maria José Martins Simões nasceu em 24 de Maio de 1910 e faleceu em 14 de Março de 1990.

(***) Verónica da Silva Nunes Mateiro nasceu em 01 de Agosto de 1907 e faleceu em 07 de Julho de 1985.



Colaboração no texto _JMateiro

Colaboração fotográfica_F Leal


.

4 comentários:

Anónimo disse...

Meu Caro Manuel Gomes
Falta incluir, entre os professores
que deram aulas naquele edifício onde foi a primeir escola do Pombalinho, a professora Maria José de Moura Amorim, que foi a minha professora em todo o tempo em que eu andei na escola.

Anónimo disse...

...além de tudo isso este edifício foi sede de uma rádio pirata que houve há uns anos e do Grupo Folclórico Danças e Cantares Ribatejo - Pombalinho.

MGomes disse...

Caro Paulo:
São sempre bem vindas todas as informações que complementem o que por aqui se vai escrevendo sobre a nossa terra. Agradeço-lhe por isso o contributo que entendeu prestar neste nosso espaço.
Mas uma vez que se tentou historiar este edifício na sua vertente escolar, porque não pegar na sua "achega" e contarmos o que foi realmente esses "anos loucos" da rádio em Portugal e em que o Pombalinho à sua maneira, também não quis de deixar de estar envolvido?
Um Abraço

Teresa Cruz disse...

Permite-me uma pequena correcção:a homenagem à D. Verónica, a que a foto faz referência, não foi em 1962; talvez 1982!