22 novembro 2010

Ponte de Fernão Leite III





A ponte de Fernão Leite está indubitávelmente ligada, históricamente, ao Pombalinho! Sem a existência desta infraestrutura, a vida colectiva dos pombalinhenses e de quem por ali passasse com destino a outras localidades, tornar-se-ia concerteza muito mais difícil. Os tempos que deram razão a quem nela pensou como forma de ligação entre as duas margens, eram naturalmente diferentes! A "nossa" alverca tinha níveis consideráveis de água práticamente durante todo o ano! A sua bacia fluvial permitia regar searas de zonas envolventes e até a prática da pesca era uma actividade apelativa a quem dela gostasse! Por isso, a "ponte de pau", como também era conhecida pelo seu tabuleiro ser construído de resistentes pranchas de madeira, era essencial na passagem de bens e pessoas sobre a alverca, nesta zona da EN365.

A ponte de Fernão Leite foi construída por Francisco Pedro Carvalho, avô materno de José Braz Barrão. Tomou-a de empreitada em conjunto com a reparação da estrada adjacente, a fim de facilitar o acesso a Alviela onde possuía um forno de produção de telhas e tijolos. Com o eclodir da 1ª Grande Guerra todos os preços subiram descontroladamente, fazendo com que o valor acordado da empreitada ficasse rápidamente ultrapassado. Mesmo assim, Francisco Pedro Carvalho terminou a obra, suportando à sua custa o ónus suplementar da empreitada.

Por gentileza de José António de Menezes, publicamos esta excelente fotografia de seu pai, Joaquim Pedro Menezes , a passar a ponte de Fernão Leite a cavalo no ano de 1949! Ilustra bem a propósito, as virtualidades que teve a sua utilização, mas permite-nos também relembrar o quanto a sua existência contribuía para uma beleza paisagística, infelizmente já desaparecida dos tempos de hoje!


Colaboração fotográfica - José António de Menezes