30 setembro 2008

Costureiras I





Sempre que se fala de Ema Correia Braga é incontornável não associá-la ao ensino de várias gerações de raparigas que passaram pela sua mestria na arte de corte e costura. Na verdade, ela foi a mestra! Aquela onde todas as moças queriam iniciar a aprendizagem de corte e costura na manufactura dos mais sofisticados e variados vestidos de senhora. E para muitas raparigas do Pombalinho, ir para a Ema Braga foi a saída possível para a uma profissão que serviu de alternativa aos trabalhos do campo, pois que nesses tempos, o ensino escolar para além do nível obrigatório, ainda estava de acesso difícil a muitas das mulheres do Pombalinho!
 Já nos referimos neste espaço a um dos grupos de raparigas que usufruíram dessa possibilidade e hoje temos o privilégio de publicar porventura, o primeiro de entre outros que aprenderam  a arte de confeccionar roupa por medida.

Nesta foto registado por volta do ano de 1958, podemos reconhecer da esquerda para a direita Maria Adelaide Leal, Deolinda, Ema Braga, Hilária Cordoeiro, Ema Minderico, Rosa Romão, Evangelina Barros, Maria Alice e ao centro uma menina de seu nome, Milai.


Colaboração fotográfica de José Assunção