01 janeiro 2022

Júlia Lopes Santana da Costa

 


" Em 31 de Dezembro de 2019 (data das principais fotos aqui apresentadas) a Rua de Sto António e o Pombalinho ficaram mais pobres. Mais de 60 anos depois de ter iniciado a “difícil arte de atender e servir o povo” como habitualmente dizia, Júlia Lopes Santana da Costa encerrou o seu estabelecimento de Cervejaria e Mini Mercado no Pombalinho, na Rua de Sto António inicialmente conhecido com a “Casa Narciso”…..

 

Cerca de 20 anos sozinha, seguido de mais 39 anos na companhia de Felismino Costa e por fim os restantes 10 anos novamente sozinha, Júlia Santana manteve com o seu estabelecimento, uma vida de atividade comercial que era também, como os amigos sabem, um ponto de encontro e de interação social. E ainda teve tempo e disponibilidade para ajudar sempre, como ninguém, aquilo que acontecia na sua terra: O Pombalinho.

A máxima dignidade e honestidade e a promoção da amizade para com todos, caracterizaram a sua vida ao longo destes longos anos, mas as coisas foram ainda mais sérias no que respeita ao valor da família. Sempre disponível para ajudar… Sempre presente….Sempre com uma enorme vinculação para com as suas irmãs e a companhia diária da Georgina, a Júlia constitui no seio da família Santana, um enorme exemplo de vida que a todos marcou e influenciou.

 

No dia 31 de dezembro de 2019, Júlia Lopes Santana da Costa, afixa um comunicado no seu estabelecimento que é mais um exemplo do que deve ser uma vida plena de dignidade. “Agradece a todos, mesmo todos sem exceção”; “Agradece aos clientes a ajuda e a companhia em momentos difíceis”; e termina com “ O meu reconhecido muito obrigado”.

 

Da minha parte pessoal, guardo as memórias com mais de 50 anos, desde o primeiro dia em que percorria de triciclo o trajeto entre a Rua Joaquim Gonçalves Ferreira, onde nasci, e a “Loja da Júlia” na Rua de Sto António.

É por isso e por tudo o resto, que é imenso, que neste último dia do ano de 2021 decidi recordar o encerramento deste estabelecimento, que tornou a Rua de Sto António e o Pombalinho mais pobres, e prestar aqui o meu reconhecimento e agradecimento à tia e madrinha Júlia com o desejo de que possamos continuar a viver todos, muitos anos, na companhia uns dos outros… "












































































Fonte – texto e fotos de Luís Filipe Santana Júlio