12 novembro 2006

Victória da Silva




Ao som dos seus acordes musicais, muitos namoros se iniciaram, algumas famílias de hoje se então constituíram e quem sabe, um sem número de homens e mulheres da nossa terra se desinibiram no relacionamento humano, quando os tempos ainda eram demasiado preconceituosos e retrógados socialmente.

Victoria da Silva dedicou-se à profissão de acordeonista, abrilhantando como ninguém os bailes da nossa terra! Havia sempre um clima de festa onde quer que se realizasse a sua actuação musical, ela foi a nossa entretrainer nos festejos dos santos populares quando estes ainda tinham as ruas do Pombalinho como palcos previlegiados, ou nos tradicionais bailes da pinha normalmente realizados na Casa do Povo. Os seus corridinhos, paso dobles ou tangos, eram sempre razão mais que justificada para uma presença assídua dos Pombalinhenses, de todos os Pombalinhenses, porque naqueles tempos a idade ausentava-se misteriosamente desses grandes convívios musicais.

Mas a vida, esse imprevisível destino que nos comanda durante toda a nossa existência, pregou-lhe uma grande partida! Acometida por doença incurável, cedo partiu do convívio de todos nós. Não se apagará no entanto das nossas memórias aquele sorriso contagiante em palco sempre que descobria um qualquer namorico a desabrochar, enquanto interpretava as suas músicas e nos fazia a todos muito mais felizes.


Victória Piedade da Silva, a nossa acordeonista, nasceu em 19 de Janeiro de 1951, vindo a falecer no dia 3 de Abril de 1974, mas manter-se-á bem viva, estou certo, na memória de todos os Pombalinhenses que tiveram o privilégio de a conhecer e a acompanhar durante toda a sua vida.