08 março 2007

Atleta Pombalinhense

No Pombalinho a prática desportiva sempre teve no futebol a sua  expressão máxima, dando origem, em períodos diversos dos últimos cinquenta anos, à formação de equipas que tiveram participações muito activas nos então organizados Campeonatos de Futebol da FNAT e mais tarde INATEL (designação atribuída à mesma instituição depois de Abril de 1974).

Salvaguardando algumas saídas de jogadores Pombalinhenses em  representação outros clubes da região, nomeadamente Azinhaga, Riachense, Goleganense e Leões de Santarém, não consta que tivesse havido “voos mais altos” no campo desportivo.


Há no entanto uma excepção, ou duas melhor dizendo, e elas chamam-se Guilherme Afonso e Ezequiel Mateiro. Deste último apenas se sabe que esteve integrado na equipa de atletismo do Sport Lisboa e Benfica, quanto a Guilherme Afonso e por generosidade deste, mais uma vez o Pombalinho acolhe o contributo testemunhado do próprio de que a seguir vos damos conta. Mas vamos às suas próprias palavras, para nos contar esta sua façanha como atleta do Sporting Clube de Portugal:




"... È pena o cartão de sócio não ter data, mas penso ter sido passado em finais de 1950 ou princípios de 1951."







" ...Era assim naqueles tempos, passando de lado por cima da fasquia, e não de costas, como passou a ser feito passados alguns anos.
... Aquele que se vê de pé e de costas na fotografia do salto em altura é o professor Moniz Pereira, que foi meu treinador." 








"... É que enquanto eu estive na tropa fui atleta do Sporting Clube de Portugal. Não podia ter feito grandes resultados, porque nem sequer alguma vez tinha visto uma pista de atletismo, mas a todos os campeonatos regionais e nacionais que fui (e fui a todos, naquela época – juvenis, juniores e seniores, num total de seis) e em todas as provas em que entrei (comprimento, triplo-salto e altura), dei pontos para a classificação, coisa que só acontecia até ao 6º classificado. "