07 maio 2011

Associação Trabalhadores Rurais!




Estavamos em Junho de 1915 e um grupo de trabalhadores do Pombalinho, representados por Manuel Leal, Francisco Dias e Manuel Nunes, resolveram endereçar ao  então Ministro do Fomento, um pedido de aprovação de estatutos para a criação da Associação de Classe dos Trabalhadores Rurais do Pombalinho.
Não se sabe muito mais  acerca desta estrutura organizativa  e que repercussões teve no meio  rural  do    Pombalinho ! Fica no entanto o registo documental  e o envolvimento que esta acção teve nos meios oficiais da época,  desde a  recepção  até  à sua aprovação final ! (Ver Nota). 

A fim de enquadrarmos históricamente o surgimento deste documento, convém recordar que em 1915  vivia-se a plenitude da  1ª República! Tinha sido nomeado, a 29 de Maio do mesmo ano,  o seu segundo presidente, Teófilo Braga,  devido à demissão de Manuel de Arriaga!

 Em 13 de Junho de 1915 o Partido Democrático tinha ganho as eleições legislativas, obtendo a maioria absoluta  e  a  18 de Junho foi  constituído o  11º Governo chefiado por José de Castro.

Como curiosidade, em  1 de Julho de 1915,  foi criada a  Nova Lei Eleitoral em que  os militares passaram a ser eleitores, mas os analfabetos continuaram  a  não poder votar!



NOTA - Para leitura integral do documento, clicar  AQUI