26 junho 2017

Festas no Reguengo do Alviela


Apesar de entre o Pombalinho e o Reguengo do Alviela existir uma certa distância geográfica, nunca por este motivo estas localidades estiveram longe uma da outra. Sempre houve uma relação de imensa proximidade na vida dos seus habitantes! No recurso a produtos e serviços então existentes no Pombalinho, com destaque ao nível da oferta para a antiga casa  Farol e oficinas de metalomecânica que serviam de apoio à actividade agrícola nesta zona do Ribatejo, propiciaram-se vínculos de partilha e boa vizinhança entre as duas populações. Com o tempo foram-se criando laços de afectividade intergeracionais e hoje genealógicamente existem muitos naturais do Pombalinho cujos ascendentes são de famílias oriundas do Reguendo do Alviela.

Relevante neste contexto foi também a construção da Ponte Fernão Leite, no ano de  1895 , concebida exactamente para melhorar a comunicação viária entre as duas margens da Alverca e em particular com destino a toda a zona envolvente do Alviela, no sentido de norte para sul.
Esta notícia publicada no “Correio da Extremadura” em 08 de Maio de 1897 é  um excelente exemplo do que acima pretendemos enaltecer. Inserida nas Festas do Reguengo do Alviela, realizou-se uma quermesse cuja  receita foi destinada à criação de um posto de socorros médicos no Pombalinho para os pobres das duas localidades! Tempos em que dar o braço em prol do bem comum, fazia necessariamente todo o sentido!