17 fevereiro 2007

Bateiras





Grupo de Bateiras realizadas no Ano de 1952 e constituído por, Joaquim Rufino, Manuel Inácio, António Costa, Carlos Silvério, António Domingos, Ezequiel Mateiro, Carlos Cavaco, Fernando Quinquilheiro, António Rufino e Francisco Cruz.









Neste grupo de Bateiras, reconhecem-se o Manuel Bacalhau, Veríssimo Duarte, Abel Júlio, José Asseiceira, José Cachado, Francisco Duarte, Manuel Galvão, Duarte Cruz, Camilo e o Alberto .








Bateiras realizadas algures nos campos do Pombalinho no ano de 1973. São elas, a Domicilia, a Gina, a Lurdes Leal, a Otelinda, a Bisita, a Ana Maria, a Lucília, a Alice e a Lena Melão.





A origem do nome Bateiras está ligada a uma propriedade que existiu entre o Rio Alviela e a Estalagem do Pocinho e porventura foi aí que se iniciou a tradição do piquenique na Segunda Feira de Páscoa. No entanto e em de forma de complemento ao texto acima descrito pela Teresa Cruz (o qual poderá ser lido na integra com um simples clique), aqui se indicam alguns links de onde o tema bateiras é referenciado no mundo da internet. Num deles, pela criatividade do maestro António Gavino, chegou mesmo a ser tema musical da Orquestra Típica Scalabitana.






Colaboração de Teresa Cruz/Francisco Cruz/Fernando Leal e Manuel Gomes


Blog temático -  Bateiras