18 fevereiro 2016

Manuel Sabino Duarte "Veca"




Feira Nacional do Cavalo – Golegã / 2005







Feira Nacional do Cavalo – Golegã / 2005






Feira Nacional do Cavalo – Golegã / 2005






Feira Nacional do Cavalo – Golegã / 2005





Veca,  figura lendária do Ribatejo

Falecido em Outubro de 2011, com 85 anos, o famoso equitador e antigo cavaleiro tauromáquico Manuel Sabino Duarte "Veca", filho de Manuel Gameiro Duarte e de Maria Albana Barreiros Duarte, tendo nascido no Pombalinho em 9 de Junho de 1926. aficionado 'de solera' e uma das mais emblemáticas figuras da tradicional Feira da Golegã, a que nunca faltava, era meu familiar, primo do meu pai e das minhas tias, pelo ramo materno, de minha bisavó Franc...isca Maria Barreiros Cachado.

Nascido no Pombalinho, recebeu a alternativa de cavaleiro tauromáquico em 19 de Setembro de 1965 numa corrida realizada em Vizeu, apadrinhado por Manuel Conde, mas a sua carreira nas arenas foi curta, tendo-se dedicado sobretudo à equitação, desempenhando um importante labor técnico na Coudelaria Nacional no Vale de Santarém, no apuramento das raças Lusitana e Sorraia.

O júri dos troféus nacionais da revista "Equitação" decidiu atribuir-lhe o seu galardão máximo, o Troféu Carreira. Para os meus amigos que, tal como eu, minhas filas e meus primos António Manuel Pessanha e Joaquim Pessanha, ao  Goncalo-Sandra Cunha, todos amantes da equitação, aqui ficam duas fotos de recordação do nosso 'Veca'.

A montar, à portuguesa, o garbo deste homem era perfeitamente lendário. Como calculam, ao recordá-lo, ainda o vejo, não só na Golegã, mas também na 'manga' da vellha Feira de Santarém, à sua passagem, levantando o pessoal que o aplaudia de modo especialíssimo.




Autor/Fonte do texto  -   João Oliveira Cachado    

Para outra ligação relacionada,  clicar em   “Veca”