27 março 2007

Festas de 1948 !






Sempre foram tradição no Pombalinho as festas anuais de caracter popular, realizadas num ambiente de grande alegria e dedicação, em que toda a população se envolvia e participava. Eram os arraiais, as quermesses, actuações musicais das quais se destacavam os fados de Coimbra, cavalhadas, enfim, um sem número de divertimentos para satisfação e gáudio de todos os Pombalinhenses. Neste prospecto aqui reproduzido, pode-se testemunhar parte do programa dessa Festa em Honra e Louvor do Mártir S. Sebastião, realizada no Pombalinho nos dias 31 de Julho, 01 e 02 de Agosto de 1948.








Programa completo das Festas.








O desfile das fogaceiras com o Luis dos Reis aparentemente na orientação do mesmo na Rua Barão de Almeirim. Esta fotografia refere-se ao segundo dia dessas deslumbrantes Festas, como a própria Comissão de Organizadora as cassificou em título de cartaz promocional.









Aqui, o mesmo grupo de fogaceiras ainda na Rua Barão de Almeirim e já bem perto da Igreja Matriz do Pombalinho .






Nesta fotografia podemos apreciar de uma forma mais pormenorizada, duas fogaceiras que participaram nessas Festas de 1948. São elas a Anita Martinho e a Violante Cruz.



Colaboração Documental_Joaquim Mateiro.

Colaboração Fotográfica_ Guilherme Afonso.