02 março 2010

Maria Luísa Narciso Duarte









"Maria Luísa Narciso Duarte nasceu a 2 de Março de 1932 na aldeia de Pombalinho, concelho de Santarém, no seio de uma família de quatro irmãos.
Desde cedo mostrou gosto pela escrita e pela poesia, contudo devido aos poucos recursos económicos dos seus pais, apenas pôde estudar até à 4ª classe. Trabalhou na mercearia da família até ao seu casamento, momento em que passou a trabalhar na actividade agrícola.
Durante toda a sua vida cultivou o gosto pela leitura, recitando poemas e histórias para amigos e em festas da comunidade. Teve sempre o sonho de escrever um livro para crianças, mas foi a partir de 25 de Abril de 1974 que, entusiasmada com o novo estado da Nação, se dedicou afincadamente à escrita.
Com um obra que aborda temáticas tão diferentes como a política, a Natureza, as crianças a Paz, a pobreza, o Ribatejo, entre muitas outras, Maria Luísa Duarte, expõe no que escreve os valores e os sentimentos que pautam a sua personalidade.

Participando em inúmeros programas de rádio e eventos festivos e de solidariedade social, o impacto das mensagens da sua poesia tem sido sentido por todos, pelo que compila város prémios em concursos de poesia e escrita popular. "




São hoje dois de Março...
Dia dos meus enganos...
As dezoito primaveras!
Passam aqui todos os anos.
Se eu as pudesse prender,
Nunca me tinham fugido...
Para gozar a imagem!

Daquele tempo vivido.




Do poema "Recordação dos meus 59 anos"

Texto e poema do livro "Pedaços da Minha Vida"

Colaboração fotográfica de MªLuísa N Duarte e Bruno Cruz