09 fevereiro 2007

Carnaval de 1949 e de 1954



E como estamos no mês do Carnaval, impelimos novamente a roda do tempo e recuamos aos tempos em que o deslumbramento perante certas imagens acontece e estas duas fotografias alusivas a esta quadra do ano tão propícia à improvisação de quem nela participa, fascina qualquer um nós perante a vontade e a graciosidade destas gentes.






Esta fotografia foi registada no ano de 1949 e representa um grupo de meninas mascaradas com vestidos típicos regionais, ou ensaiadas como se dizia na nossa aldeia, prontas a iniciar uma marcha pelas principais artérias da nossa terra.

Nem a todas lhes é reconhecida a sua identidade, no entanto ainda assim, as meninas da fila de trás e da esquerda para a direita são, uma das filhas do Manuel Cavaco, a Cremilde Barão e Maria Adelaide Leal. Na frente e pela mesma ordem, a segunda menina é a outra filha do Manuel Cavaco, a terceira a Ema Minderico, a quinta a Evangelina Barros e na sexta posição, a Lurdes Teixeira.


Colaboração Fotográfica_Guilherme Afonso










Nesta, o grotesco e a fantasia também se fizeram passar pelo Pombalinho neste Carnaval de 1954. A criatividade está bem estampada nesta encenação carnavalesca, onde duas personalidades da nossa terra se passeiam pelas ruas desafiando a atenção dos mais curiosos. Para que conste, a "cantora" chama-se António Domingos e foi acompanhada à guitarra para quem os quis ouvir, por Francisco Cruz.



Colaboração Fotográfica_Teresa Cruz