16 outubro 2010

Barões de Almeirim





Os Barões de Almeirim exerceram ao longo de muitos anos uma enorme influência social no Pombalinho. Possuidores que foram de imensas terras agrícolas, como as da Quinta da Melhorada, Quinta do Outeiro, Mouchão da Velha, Mouchão Inglês e Tapada do Secretariado, a sustentabilidade do emprego de muita gente passava inevitavelmente pela "quinta da baronesa", como nós, os de gerações mais recentes, ouvíamos chamar com alguma frequência, àquela que chegou a ser uma das mais importantes casas agrícolas da região.

Desde o 1º barão de Almeirim que a familia Braamcamp Freire , ao Pombalinho ficou ligada. Ao longo de várias gerações muitos dos elementos desta família por esta terra passaram, viveram e até nasceram, como foi o caso das quatro filhas do 4º barão de Almeirim, Carlos Braamcamp Freire. E foi justamente umas das suas filhas, Maria da Madre de Deus Amado Braamcamp Freire, que gerindo e dando continuidade à Casa Agrícola Barão de Almeirim, a manteve em actividade até aos tempos mais recentes.


De facto, nenhuma vontade de historiar do Pombalinho poderá ser feita sem referenciar a inevitabilidade desta ligação secular que houve entre a familia Braamcamp Freire e o Pombalinho.







E foi pensando assim que criamos o espaço on-line http://baroes-almeirim.blogspot.com/ . Com a informação disponível, condensamos cronologicamente membros da família Braamcamp Freire com ligações ao Pombalinho, assim como, alguns seus descendentes directos.









De realçar também um outro espaço, acessível a partir do blog "Barões de Almeirim" e ao qual atribuímos o nome de "Fotos com Memórias". É todo ele composto de fotografias amávelmente cedidas pela escritora, jornalista da SIC e neta de Maria da Madre de Deus Amado Braamcamp Freire, Sofia Pinto Coelho e constitui uma maravilhosa viagem ao Pombalinho de outros tempos!


Fotografia retirada de "Fotos com Memórias"