13 janeiro 2011

Manuel da Costa Braz






Manuel da Costa Braz é uma figura  indelevelmente ligada à  história  do nosso país. Desempenhou papel fundamental na preparação do 25 de Abril e pelos lugares políticos que ocupou depois da queda do antigo regime,  mereceu  vários reconhecimentos nacionais e internacionais  que se traduziram, por exemplo,   na atribuição da Ordem do Infante D. Henrique pelo então Presidente da República, Ramalho Eanes,  no ano de 1982.

O  "Pombalinho" , ao coronel Costa Braz se tem referido ao longo da história deste blog. Pelo exemplo de cidadania  que sempre demonstrou  no desempenho dos altos mais cargos para os quais foi solicitado a exercer, mas também, é  bom  não  o esquecermos, por ser um "Pombalinhense". E  assim,  reunindo  informação disponível na internet  com mais alguma de arquivo  particular,  nasceu  um espaço ao qual atribuímos o nome de "Manuel da Costa Braz".

Com a criação deste blog não se pretendeu de forma alguma historiar a  vida daquele que foi, de entre outros cargos de relevo,  o primeiro Provedor da Justiça em Portugal, mas tão só disponibilizar na internet  informação cronológicamente importante sobre o militar e o homem  que numa  fase marcante da sua vida, soube  interpretar o País e os seus legítimos desígnios. Cliquem pois, em   http://costa-braz.blogspot.com/  .