07 fevereiro 2019

História do Toureio em Portugal




Na história do Pombalinho não faltam referências a acontecimentos tauromáquicos que ao longo dos tempos se foram realizando, umas vezes em cumprimento de programas das suas festas anuais, outras por iniciativa de grupos de aficionados da região.
Uma das touradas que ficou célebre no Pombalinho, e por isso mesmo relembrada de geração em geração, foi a realizada no Pateo do Neto em Janeiro de 1824. Teve a particularidade de ter tido entre a numerosa assistência a presença de El Rei D. Miguel. O jornal Correio do Ribatejo na sua edição de 17 de Dezembro de 1966, referindo-se a este acontecimento num interessante texto da autoria de V.A., enaltece a coragem do monarca que num acto de rara valentia salvou de eminente colhida, de um touro enraivecido, um cavaleiro que se havia precipitado na lide e caído da sua montada.
Neste tradicional ambiente vivido à volta da festa brava no Pombalinho, não quiz o autor do livro " História do toureio em Portugal", edição de 1907, ter deixado de se referir a esta terra ribatejana depois de apurado trabalho de selecção sobre o tema em publicações e livros da época.