31 março 2007

As Fogaceiras


Desde serem consideradas um antigo imposto também chamado de fumagem, passando por enfeite que as moças levavam nas procissões, ou até aos bolos que em festas populares se oferecem às igrejas para depois serem leiloados, as fogaças e as fogaceiras são presenças insubstituíveis nalgumas festas populares do nosso país.

No Pombalinho por testemunhos escritos e presenciais que existem, elas também integraram os variadíssimos programas de Festas organizadas na nossa terra. As Fogaceiras tinham características de missão, que era, a recolha pelas ruas da aldeia das fogaças ofertadas para que posteriormente pudessem ser leiloadas. Já nos referimos a elas no longínquo ano de 1948, hoje publicamos umas outras que integraram as Festas do Pombalinho no ano de 1975.





Este momento foi registado na Rua António Eugénio de Menezes em frente à quinta de Joaquim de Menezes e podem-se reconhecer de entre outras, a Otelinda e a Lena Melão.








Neste grupo, da esquerda para a direita identificam-se, a Hilária, a Ana Maria, a Otelinda, a Lucilia, a Alice, a Domicília e a Lena Melão.







Finalmente, o mesmo grupo em desfile na Rua 5 de Outubro. Reconhecem-se, a Otelinda, a Lucilia, a Cila, a Ema e a Ana Maria.