08 abril 2013

Noémia Pedroso Barreiros



Noémia Pedroso Barreiros





"" Caro Manuel Gomes

Em conversa de ontem com a minha tia Noémia, nascida no Pombalinho, [1] filha de Júlio José Barreiros e da sua segunda mulher, Aurora Pedroso, então professora primária no Pombalinho, que apesar da sua avançada idade mantém uma memória e vivacidade de espírito notáveis, ela falou-me das festas que tradicionalmente aí se faziam nesta época - as bateiras. E que por vezes, quando o tempo a isso obrigava, todos se deslocavam para a moagem, onde existiam espaço e condiçoes que permitiam dar continuidade à realização do evento, situação que ela própria, ainda menina, chegou a viver.

Mas também lembrou que no tempo do seu avô,   Hilário José Barreiros , que não chegou a conhecer, estas festas já existiam e eram vividas com grande animação.Isso mesmo é confirmado pelo texto de um recorte de jornal, há tempo já pulicado por "O Pombalinho", sob o título de "Recordações do Passado" da autoria de  Adriano Carmo . Relatava "os formidáveis Pic-nics com mais de 100 pessoas reunidas, que se faziam amiudadas vezes, na Tapada, à beira do Tejo e ainda no Alviela nas segundas feiras de Páscoa... Todas as famílias de maior distinção do Pombalinho e até de fora dali se juntavam num verdadeiro convívio de alegrias e com a maior à vontade.

Não sei se há conhecimento da origem desta tradição mas creio que é sempre interessante divulgar os testemunhos mais antigos que se conhecem sobre a mesma...


[1] - Nóemia Pedroso Barreiros nasceu no Pombalinho em 21 de Maio de 1919.




Outra coisa que a tia Noémia recordou foi a abundância de sável, nesta época, quando os cardumes subiam  os rios Tejo, Alviela e Almonda. E ofereceu-me esta fotografia, tirada cerca de 1930, talvez junto do Alviela. Das "pescadoras", apenas reconheço a última do lado direito - uma outra tia, chamada Maria Emília, também nascida no Pombalinho [2], filha de Júlio José Barreiros e de sua primeira mulher, Carolina Infante da Câmara.

Só gostaria que, nos dias de hoje, o apreciado sável voltasse a esses rios para satisfação dos muitos apreciadores do sabor manjar!

[2] Maria Emília Infante da Câmara Barreiros nasceu no Pombalinho em 2 de Junho de 1908.

Fernando F. Barreiros ""



Nota do autor - Desta carta e seus respectivos suportes fotográficos que Fernando Furtado Barreiros  nos endereçou a partir de um excelente depoimento recolhido de sua tia, Noémia Pedroso Barreiros, o  "Pombalinho",  reconhecidamente agradece a gentileza de ambos!