23 março 2010

Cartas de Maputo III !



Maputo, 21 de Fevereiro de 2006


Caro Amigo Manuel Gomes

"Que se encontre bem juntamente com todos os que lhe são queridos, são os meus votos sempre presentes.

Continuando a anular as distâncias, cá estou a dar continuidade ao nosso amistoso e reconfortante diálogo. A mim, pelo menos, já a entrar no último quarto de século de uma vida sem grandes solavancos, reconforta imenso ter um conterrâneo bastante mais jovem que tão cordialmente se dispõe a este diálogo e que comigo se abre revelando o percurso da sua formação como Homem nestes nossos conturbados tempos. Acredite, Amigo, que me senti privilegiado e me emocionei muito ao ler e reler a sua descrição da maneira como viveu esses tempos áureos do pós 25 de Abril em Portugal e as reflexões que sobre os mesmos foi fazendo....



... Enviei-lhe aqui há tempo uma fotografia tirada numa das alvercas em que muitas vezes tomámos banho e, a propósito, falei-lhe de algo que tinha escrito sobre os dias em que a rapaziada ia à inspecção para o serviço militar, tendo acabado por prometer enviar-lhe o artigo depois de burilado. Acabei, contudo, não apenas por burilá-lo, mas por refazê-lo, na tentativa de nele encaixar as imagens que o integram. É mais um texto das minhas memórias. Se o Manuel Gomes achar que dá para publicá-lo como está, óptimo; se isso não for viável, por qualquer motivo, mas se tiver alguma sugestão a fazer, ela será, como sempre, bem recebida
."


INSPECÇÃO PARA O SERVIÇO MILITAR


"À inspecção militar iam, em cada ano, os indivíduos do sexo masculino que nesse ano completavam vinte anos de idade. Em 1949, nascidos, por conseguinte, em 1929, éramos 19, o maior número até então registado no Pombalinho. Por ordem alfabética, aqui vão os nossos nomes:

Alberto Gomes, António Andrade Leal, António Costa, António Domingos, António Maria Duarte, Cipriano, Ezequiel Andrade Barreiros Mateiro, Francisco Bispo, Guilherme Afonso dos Santos, João Fataça, Joaquim Duarte, José Marcano, José Narciso, Manuel Cachado, Manuel Cardoso, Manuel Carvalho, Victor.

Falta o nome de um, porque, tendo nascido no Pombalinho, de lá saiu, com os pais, muito novo ainda. Juntou-se a nós no dia da inspecção, parece que vindo de São Vicente do Paul ou do sobral, mas não fixei o seu nome.
Não se juntaram a nós, no dia da inspecção, o Manuel Cachado e o Manuel Cardoso. O primeiro porque tinha ido para Lisboa aos 16 ou 17 anos e providenciou para ir à inspecção em Lisboa. O segundo porque tinha ido para Angola, com os pais, dois ou três anos antes, e por lá terá ido também à inspecção. Alguns já faleceram. Que eu saiba ... "
Para texto integral, aceda ao Perfume da Alma clicando AQUI



Nota do autor deste Blog - Como bem se pode constatar, a este texto jamais poderia ter acontecido uma espera de publicação tão longa, como a que acabou por acontecer! De facto, é difícil de imaginar como é que este brilhante testemunho do nosso Amigo Guilherme Afonso entrou injustamente no "arquivo morto" da minha memória! Mas..., aconteceu!!! De qualquer maneira, passou o tempo, mas o interesse histórico subjacente a esta inspecção militar de 1949 mantém-se completamente inalterável!
Com as minhas devidas desculpas ao autor de "Inspecção para o Serviço Militar" por este atraso involuntário, fica a redobrada satisfação por aqui no "Pombalinho" e no "Perfume da Alma" se fazer jus, no sentido de partilha com os visitantes destes espaços, a mais uma das brilhantes memórias de vida de Guilherme Afonso.