07 julho 2012

Invasões Francesas no Pombalinho


Entre 1807 e 1813, Portugal esteve envolvido na designada Guerra Peninsular, resultado das sucessivas invasões que as tropas francesas infligiram à Península Ibérica.

Portugal foi alvo de três invasões: em Novembro de 1807 (início da primeira invasão comandada pelo general Junot), em Março de 1809 (segunda invasão comandada pelo general Soult, comemorando-se este ano de 2009, os 200 anos), e em Junho de 1810 (terceira invasão comandada pelo marechal Massena).

A região de Santarém não ficou incólume à passagem da força militar francesa. Num excelente trabalho de Mestrado em História Regional e Local da autoria de Fernando Manuel da Silva Rita e outro também baseado sob o mesmo tema de Carlos Guardado da Silva, podemos "viajar" pormenorizadamente pelo concelho e avaliarmos os prejuízos de vária ordem, nesta zona ribatejana, causados pela passagem das tropas de Massena e Wellington nos anos de 1810 e 1811.


Da publicação deste trabalho retiramos algumas passagens com referênca ao Pombalinho (designado por Pombal pelas razões conhecidas) e outras para permitir uma certa cronologia histórica da passagem dos invasores franceses pelo concelho de Santarém e em particular pelo Pombalinho onde entraram no seu território em 18 de Outubro de 1810.








































































         Nota - Para publicação completa clicar AQUI 














































































~




















 Nota - Para publicação completa clicar AQUI 





.