02 janeiro 2007

O Leiloeiro !






Com redobrados desejos de um bom Ano Novo para todos, reiniciamos hoje mais uma viagem pelas memórias da nossa terra.

Quem não se lembra desta figura particularmente peculiar, que desempenhava a tarefa de vender rifas nos intervalos dos bailes ? Pois é, ele pegava naquele molhinho de pequenos pedaços de papel, em formato rectangular, numerados manualmente de dez em dez números e lá se punha a licitar sem deixar de apregoar a todos os circunstantes as esmeradíssimas qualidades do prémio a ser sorteado. Normalmente quase sempre composto pela galinha corada, o coelho guisado, as batatas fritas, o vinho e alguma fruta da época.

Depois de todas as rifas terem sido vendidas o momento do sorteio tinha finalmente chegado! Recorria-se normalmente a uma criança, que de dentro de um saco lá se retirava o tão ansiado número. Depois já se vê, o baile tinha terminado naquele momento para os felizes contemplados, pois com um manjar daqueles, tudo o resto bem podia esperar.

Nesta fotografia podemos identificar um dos últimos leiloeiros de bailes do Pombalinho, decorria o ano de 1964, na esplanada do café do Chico Minderico. Era ele de seu nome José Maria e na circunstância estava coadjuvado, na distribuição das rifas, pelo João Melão e o Carlos Rodrigues “Paipão”. 


Nota – O autor deste blog pede naturalmente às pessoas visadas a sua compreensão para o facto de se recorrer a nomes ou “alcunhas”, pelos quais as pessoas eram ou são ainda conhecidos no Pombalinho, apenas com o intuito de uma melhor identificação das mesmas. 

Fotografia_Guilherme Afonso
Texto_Guilherme Afonso/Manuel Gomes