11 março 2009

RLP (Rádio Local Pombalinho)


Durante os anos oitenta, as rádios locais surgiram um pouco por todo o país! Funcionavam à margem de qualquer licenciamento oficial (daí a designação comum de “rádios piratas”), bastando para o efeito, uma boa dose de criatividade e muita vontade na transmissão de programas idealizados por grupos de cidadãos mais ou menos organizados e com uma programação quase sempre de carácter regional.

Nesta onda de entusiasmo radiofónico, houve porventura projectos de alguma importância ao nível local, virados especificamente para a salvaguarda e difusão de valores tradicionais, mas perante o panorama assim constituído e à revelia do conceito legal, era inevitável que surgisse mais tarde ou mais cedo, uma regulamentação legislativa para o sector radiofónico que contemplasse o exercício da actividade. E assim foi com efeito, surgindo a famosa Lei da Rádio em 1988!


No Pombalinho também tivemos uma estação de rádio livre, designada por RLP (Rádio Local Pombalinho)! Transmitia em 104.5 MHz e esteve em actividade nas antigas instalações da Escola Primária. Nestes dois documentos históricos alusivos ao seu funcionamento, relembramos como era a programação transmitida e como foi a despedida, com fecho da emissora por imperativos legais.







Programação da RLP











Documento de despedida da última emissão! 






Colaboração documental de Luís Filipe Júlio e Bruno Cruz