11 março 2009

RLP (Rádio Local Pombalinho)




Durante os anos oitenta, as rádios locais surgiram um pouco por todo o país! Funcionavam à margem de qualquer licenciamento oficial (daí a designação comum de “rádios piratas”), bastando para o efeito, uma boa dose de criatividade e muita vontade na transmissão de programas idealizados por grupos de cidadãos mais ou menos organizados e com uma programação quase sempre de carácter regional.

Nesta onda de entusiasmo radiofónico, houve porventura projectos de alguma importância ao nível local, virados especificamente para a salvaguarda e difusão de valores tradicionais, mas perante o panorama assim constituído e à revelia do conceito legal, era inevitável que surgisse mais tarde ou mais cedo, uma regulamentação legislativa para o sector radiofónico que contemplasse o exercício da actividade. E assim foi com efeito, surgindo a famosa Lei da Rádio em 1988!


No Pombalinho também tivemos uma estação de rádio livre, designada por RLP (Rádio Local Pombalinho)! Transmitia em 104.5 MHz e esteve em actividade nas antigas instalações da Escola Primária. Nestes registos históricos alusivos ao seu funcionamento, relembramos um pouco o ambiente radiofónico então vivido, a programação transmitida e como foi a despedida com fecho da emissora por imperativos legais.









António Ludovino a entrevistar Rudolph Ewals, voluntário holandês que esteve no Pombalinho na recuperação dos danos causados pela cheia de 1979.









 Fernando Felisberto era um dos realizadores e animadores que contribuía para o êxito do programa "Manhã Infantil/ Tarde Louca.










Recordando ainda aqui com o saudoso e amigo Joaquim Mateiro. Era ele quem tinha o papel principal no programa "Manhã Infantil/ Tarde Louca, fazendo também, para além de momentos de locução,  a ligação do programa às crianças e o seu acompanhando nos seus trabalhos e passatempos.











Programação da RLP











Documento de despedida da última emissão! 






Colaboração documental de Luís Filipe Júlio e Bruno Cruz
Fotos e textos que as suportam, concedidos gentilmente por António Ludovino.