28 maio 2011

Eleições Legislativas em 1915 !


Agora que se aproxima o acto eleitoral do dia 5 de Junho de 2011, surgiu a oportunidade de reportarmos um outro que se realizou em 13 de Junho de 1915, ou seja, há quase noventa e seis anos!


Vivia-se a  1ª República na sua plenitude! De grande instabilidade política por divergências internas entre os republicanos, no  período de 1910 a 1926  houve neste sistema politico que sucedeu ao Governo Provisório de Teófilo Braga,  sete Parlamentos, oito Presidentes da República e quarenta e cinco Governos.




Nestas eleições em que se propuseram a votos o  Partido Republicano Português (Democráticos), o Partido Republicano Evolucionista (Evolucionistas), o Partido da União Republicana (Unionistas), o Partido Socialista Português e o Centro Católico Português, houve uma maioria absoluta por parte dos Democráticos que tiveram  106 deputados e 45 senadores eleitos, correspondendo a 69% dos votos. Os restantes eleitos distribuíram-se pelos Evolucionistas (26 deputados e 9 senadores), Unionistas (15 deputados e 11 senadores ) e  ainda 13 deputados e 3 senadores para os independentes.

No Pombalinho, curiosamente,  a votação não foi no sentido a nível nacional, como se pode ver pelo mapa publicado! Os  grandes vencedores  foram os Unionistas com 47 votos,  contra 28  votos dos Democráticos e 12 dos Evolucionistas. 

Como curiosidade, assinala-se o facto do Partido Unionista ter-se constituído em força politica  no  26 de Fevereiro de 1912  por cisão no Partido Republicano Português. Foi  liderado por Brito Camacho e era depreciativamente referenciado na imprensa da época como o  "partido dos intelectuais", pois agrupava grandes personalidades ligadas às ciências, às artes e às letras, não conseguindo, porém, grande adesão popular.

Por último e ainda no contexto eleitoral, de referir que o Pombalinho foi um dos palcos escolhidos para a campanha  eleitoral de umas outras  eleições, as realizadas em  16 de Novembro de 1913. Aconteceu em 30 de Maio de 1913  e  foi notícia  no antigo jornal   Correio da Extremadura .


Documento cedido amavelmente por José Braz Barrão
a partir do livro "Roteiros Republicanos - Santarém"

Editor - Quidnovi II



.