15 junho 2007

Récita no Pombalinho em 1943!


Continuando neste caminho de procura e encontro com a história da nossa terra, chegou-me esta preciosidade de que vos dou hoje a oportunidade de apreciarem e quem sabe, se recuarem uns anos no tempo, poderem encontrar caras bem familiares do nosso Pombalinho. No verso desta fotografia está manuscrito o seguinte texto: "Récita nas Escolas em 1943".

Deixo-vos com o tempo e se reconhecerem alguém neste interessante grupo escolar, ajudem-me a completar este pedaço da história do Pombalinho.

Respondendo ao meu apelo aquando da publicação deste post, chegou-me hoje (05 de Setembro de 2007) por via mail, um valioso contributo do nosso Amigo João Condeço sobre a identificação dos intervenientes desta Récita Escolar de 1943. É uma manifestação de enorme simpatia do nosso conterrâneo em resposta àquilo que vamos fazendo neste espaço pelo Pombalinho, na publicação de alguns testemunhos históricos daqueles que fizeram e fazem a vida social da nossa terra. De realçar igualmente neste contributo, a importante prestação da Maria Cota ( sogra do João Condeço) no reconhecimento desta criançada de há mais de sessenta anos.

Na fila de trás e da esquerda para a direita : Manuel Feijão, Manuel Cacifo, Luis Júlio, João Bacalhau, Isidoro Narciso, Joaquim Ferreira, desconhecido, José Leal, Carlos Cordoeiro, Francisco Sacola, Joaquim Silva (Coradinho) e Arsénio Teixeira.

Na fila da frente e da esquerda para a direita: Júlia da Luz, Conceição, Anita Leal, Laurinda, Conceição, Carolina Gaião, Maria Adelaide Leal, Otelinda Oliveira, Vitória, Felismina, Dalila, Maria Alice Dias, Maria Helena Correia Minderico, Maria Grais Rodrigues Cota e Maria Luisa Grais.

Nota - Para visulizar prospecto alusivo a este evento, realizado no Pombalinho, clicar  AQUI


Colaboração Fototográfica_José Leal

Colaboração Texto_ João Condeço




10 comentários:

António Melenas disse...

Meu caro Amigo,
Obrigado pela visita e pela apreciação que faz do blogue cá do velhote.
Mas se o meu é um sítio de serenidade contemplação, OS SEUS, são lugares de labor de frenesim , de investigação ( sempre de pontos de vista que eu aprecio) . Como é que consegue energia para tanta actividade Tem ar de ser professor. Estarei errado?
Já agora se tiver pachorra, e lhe apetecer, dê uma espreitadala a um siteque acabo de construir, onde os textos do mesmo blogue estão todos arrumadinhos e com mais fácil localização e leitura:

http://guardadonaarca.no.sapo.pt
Um abraço

MGomes disse...

Caro Amigo António Melenas
Agradeço-lhe de igual modo a visita que se dignou fazer a este espaço. Quanto à energia e onde a vou buscar...,bem nem eu sei, mas penso que está sobretudo na vontade com que se abraça qualquer projecto de que muito gostamos.
Pois, nem sempre o que parece é. Não sou professor, mas gosto imenso deste jogo fantástico das palavras e agora deu-me veja lá(com ajudas fantásticas de alguns meus conterrâneos) escrever histórias da História da minha terra. Será da idade?
Um Abraço

Dario Silva disse...

Olá a todos!

Eu procuro saber se a Tânia Martinho, colaboradora deste blog, não foi a minha colega de curso em Braga... e cujo pai é ferroviário no Entroncamento.
Tânia, dá notícias!

Dario
www.ocomboio.net
www.geofotografia.pt

MGomes disse...

Caro Dário Silva
O que poderei dizer-lhe é que a Tânia a que se refere poderá corresponder à sua antiga colega de curso.No entanto como bem compreende, só a ela diz respeito mais qualquer informação sobre a questão que suscita no seu comentário.
Um Abraço

Bichodeconta disse...

QUE MARAVILHA ESTE CANTINHO.. pROMETO VOLTAR .. deixo um abraço e o desejo de boa semana

Paulo disse...

Muito interessante.
Abraço
Paulo

Unknown disse...

Caro conterrâneo Manuel Gomes venho em seu auxilio para desvendar quase todas as pessoas que figuram nesta foto , pois a minha sogra Maria Cota é uma delas e que me já disse quem todas eram por isso aguarde porque vaiter noticias minhas em breve....
Um abraço João Condeço

MGomes disse...

Caro João
Agradeço-lhe imenso a ajuda que pretende dar a este nosso espaço sobre a identificação das pessoas que integram esta histórica fotografia do Pombalinho. Cá ficarei então na expectativa!!!
Um Abraço

Anónimo disse...

O meu pai também aqui está, com menos uns anitos, mas está, era pequenino, mas todos crescemos e é bom recordar. É BOM, muito BOM, recordar, e ter alguém que se preze em fazer recordar. Continue. Força. Mª. Luísa Sacola Cordeiro.

MGomes disse...

Olá, Mª Luísa Sacola Cordeiro!

Agradeço-lhe a visita assim como as palavras de encorajamento no prosseguimento deste projecto!
Iremos concerteza, em frente!!!

Abraço
Manuel Gomes