25 agosto 2009

Completamos 4 anos!






Faz hoje precisamente quatro anos que iniciamos esta aventura de contar histórias sobre o Pombalinho e as suas gentes!

Partir à descoberta de um Pombalinho por contar e incompreensívelmente longínquo do conhecimento de muitos de nós, foi um desafio a que nos propusemos com muita dedicação e também alguma dose de inconformismo!

De uma natural expectativa criada, queríamos aprofundar a identidade dos pombalinhenses! E por isso, moveu-nos a vontade de redescobrir caminhos percorridos pelos que nos antecederam na edificação desta bonita e simpática aldeia ribatejana!

Sabíamos de quem tivesse contribuído para a construção daquilo que é hoje o Pombalinho! E das motivações que, para num feliz abraço à vida, terem escolhido esta esta terra como horizonte dos seus destinos!

Era importante que os conhecêssemos, que fossemos mais longe na divulgação dos seus méritos ou de simples, mas não menos importantes, dedicações em prol da comunidade! Para isso, sensibilizamos vontades e acedemos a importantes registos documentais sobre a vida de homens e mulheres que enquanto trabalhavam afincadamente no equilibrio social das suas famílias, ainda lhes sobrava tempo e alma para se dedicarem, ao folclore, ao teatro ou ao desporto, e deste modo contribuírem para a edificação social do Pombalinho!

Por isso prestamos aqui neste espaço, reconhecimentos a pessoas que julgamos de referência pelo que fizeram em áreas de bem estar e desenvolvimento sociais tão importantes, como a saúde, o ensino e a cultura!

Quatro anos depois, podemos orgulhosamente reconhecer que alguns degraus já foram alcançados desta desafiante escadaria que é a história do Pombalinho e um pouco da história de todos nós!

Pensamos obviamente que muito está ainda por fazer a favor da nossa terra, e que a continuidade deste projecto necessitará sempre do apoio dos seus actuais e antigos residentes que com interresse se têm disponibilizado no abrir dos baús das suas memórias! E aos quais manifestamos todo nosso apreço e gratidão pelo que de valioso tem contribuído para a consolidação deste espaço.

Continuemos pois então a manter a bandeira das convicções pombalinhenses, hasteada bem lá no cimo e a valorizar este pequeno mas importante património histórico em benefício de uma memória colectiva da qual todos nos devemos orgulhar!


Texto de Manuel Gomes
Colaboração de Bruno Cruz 


NOTA - Este texto foi escrito em 30 de Julho e ficou agendado em "piloto automático" para ser publicado hoje, dia 25 de Agosto de 2009. 





13 comentários:

edgar francisco disse...

Antes de mais os meus parabéns!
São já quatro anos de grande dedicação, muito empenho e muito carinho por este projecto, que na minha opinião e muitos pombalinhenses conhecidos e com quem troco opiniões, se tem revelado uma grande mais valia para dar a conhecer a todos a nossa terra e as nossa gentes.
Em meu nome um muito obrigado e coragem para continuar.
Edgar Francisco

Artur Caldas disse...

Um grande abraço de parabéns por
quatro anos de bons textos, belas fotografias e memórias inesquecíveis.
Artur Caldas.

Anónimo disse...

Muito bem. 4 anos. Quase uma vida !Milhares de parágrafos. Centenas de fotografias alusivas. Histórias de vidas e lugares. Sensibilidade e bom gosto. Parabéns. Continuem.

MGomes disse...

Edgar!
Muito Obrigado pelos parabéns, pela simpatia das palavras e muito pelo ânimo que elas transmitem!

um Abraço

MGomes disse...

Artur Caldas!
Muito lhe agradeço esta sua visita!
Suas palavras são naturalmente extensíveis a toda a equipa que comigo tem colaborado nesta bonita caminhada!

Um Abraço

MGomes disse...

Anónimo!
Diz bem, é quase uma vida!Nestes quatro anos demos a conhecer alguns factos históricos e relembramos muitas pessoas da nossa terra!É isto talvez,viver?Impedir que a memória se apague das razões das nossas vidas? Pensamos que sim.

Um Abraço

José Silva disse...

Um grande abraço de parabéns para o M.Gomes e Equipa que nestes quatro anos conseguiram uma enorme proeza. Espero que continuem por mais 4 x Y anos e que eu esteja aqui para os felicitar.
José Silva.

MGomes disse...

José Silva
Agradeço-te a visita e naturalmente as palavras de reconhecimento que aqui deixaste pelo "Pombalinho"!
Mas é claro que cá estaremos em 2013!!!

Um Abraço!

Anónimo disse...

Através de um amigo soube deste blog e devo dizer que fiquei surpreendido pela sua boa elaboração, conteúdos e fotografias bem adequadas aos temas. Por isso os meus parabéns e votos de continuação.
Pedro Santos (Porto)

MGomes disse...

Caro Pedro Santos
Muito obrigado pela visita que fez ao "Pombalinho"! Os parabéns que aqui expressou, são para a equipa que há 4 anos anos procura aprofundar este trabalho em defesa das memórias de uma aldeia que tenta resistir ao esquecimento incontornável da modernidade dos tempos!

Abraço
Manuel Gomes

Unknown disse...

É com orgulho que visito este nosso tesouro e verifico que com o passar do tempo que vamos descobrindo, revivendo e conhecendo factos, pessoas e lugares do nosso Pombalinho , graças a esta maravilha da tecnologia mas principalmente a Ti Manuel Gomes , o grande dinamizador desta obra e também a todos quantos colaboram contigo neste projecto que a cada dia que passa se torna num tesouro mais rico da nossa identidade e cultura do Nosso Pombalinho.
Um grande Bem Haja a todos

MGomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MGomes disse...

Caro João!

Agradeço-te a visita e as simpáticas palavras dirigidas ao "Pombalinho" e seus colaboradores! Também acho que estamos a construir um pequeno tesouro da nossa terra! Com muita dedicação e vontade, acho que estamos a criar algo de bonito de que muito nos orgulhamos! O Pombalinho e os que nos antecederam, mereciam esta "História"!!!

Um Abraço!