10 maio 2010

Barão de Pombalinho!




Faz hoje cento e cinquenta e cinco anos que faleceu António D'Araújo Vasques da Cunha Portocarrero. Natural da freguesia de Cedofeita, concelho do Porto, foi no entanto na região de Santarém que passou grande parte da sua vida. Figura incontornável da história do Pombalinho, ficou ligado a esta terra não só por via de laço matrimonial que contraiu com Rita Mariana Freire da Rocha, mãe do 1º barão de Almeirim, mas também pelo título de barão de Pombalinho que lhe foi atribuído pela rainha de Portugal, D Maria II.

Foi sepultado no jazigo dos Viscondes de Portocarrero no cemitério dos Prazeres em Lisboa. Hoje esse lugar, número 987 da rua 17, está ocupado por um outro jazigo, em nome da família de João Ildefonso Bordallo.

Redige o próprio testamento na sua casa de Santarém, em 06 de Junho de 1854. Extenso e emocionalmente sentido em determinadas passagens, é um importante documento que permite entender as relações que esta personalidade tinha com os seus familiares, camaradas do Regimento de Cavalaria onde serviu na Guerra Peninsular e até com os criados que porventura lhe prestaram lealdade até aos últimos dias da sua vida.

Desde sempre que a figura de António D'Araújo Vasques da Cunha Portocarrero tem suscitado a descoberta de novos horizontes, de forma a que se pudesse avaliar um pouco mais da importância que o barão teve nos destinos do Pombalinho. Sabia-se das fortes motivações de afectividade que criou em relação a esta terra! Mas sentíamos a necessidade de irmos mais além! Descobrir provas documentais e se possível das razões que levaram este homem do norte a deixar a sua região de origem e vir ao encontro da vida nesta aldeia ribatejana! Conseguimos porém, fruto de alguma investigação em arquivos nacionais, testemunhos escritos que ajudam indiscutívelmente a desvendar um pouco a sua personalidade na vertente familiar mas também militar, uma vez que nesta, teve um importante papel durante as invasões francesas.


 No entanto e por razões que se prendem com os resultados de pesquisas que fizemos nos últimos tempos, os documentos conseguidos justificavam um espaço dedicado exclusivamente ao Barão de Pombalinho. E foi isso que fizemos! Com o seu título, criamos um blog onde está publicado o que de mais relevante conseguimos apurar sobre António D'Araújo Vasques da Cunha Portocarrero. O endereço é  http://barao-pombalinho.blogspot.com/ .






7 comentários:

Helder Francisco disse...

Excelente inicitiva a de criar uma pagina dedicada ao Barao do Pombalinho, superar interessante, sorte com as mais pesquisas!!

Helder Francisco disse...

Excelente inicitiva a de criar uma pagina dedicada ao Barao do Pombalinho, superar interessante, sorte com as mais pesquisas!!

Guilherme Afonso disse...

Só com muito amor ao que se faz se pode fazer tanto.
Muitos parabéns por este magistral trabalho ao Manuel Gomes e ao Bruno Cruz.Bem-hajam.
Um grande abraço para cda um.
Guilherme Afonso

MGomes disse...

Olá Helder!
Obrigado pelas palavras!

Um abraço e..., boas corridas!!!!

MGomes disse...

Caro Amigo Guilherme!

Agradeço-lhe mais esta sua bem vinda visita!
Arriscando mesmo falar também em nome do Bruno, para lhe dizer o quanto nos motiva as suas palavras!

Um abraço!!!

Edgar disse...

Boa noite, sempre que posso dou aqui um "salto", não me canso de aprender tanto sobre a minha querida aldeia, quem diria!
Este tem sido sem dúvida um trabalho de muita dedicação, amor e carinho, continuem com o mesmo empenho, estou certo de que muitos como eu vivem este espaço com toda a atenção e entusiasmo e expectativa de se deliciar com mais alguma coisa nova.
Obrigado e que não parem com este trabalho invejável.
Edgar Francisco

MGomes disse...

Boa noite, Edgar!
É muito gratificante para quem tenta contar um pouco do que é a história do Pombalinho, receber palavras de simpatia e alento como as que inseriste no teu comentário!
Sentimos que o que fizemos até hoje, pela nossa terra já valeu a pena!

Obrigado e volta sempre

Abraço!